Ciência e Saúde

Pela primeira vez, panda fêmea está grávida na França

O nascimento está previsto para 4, ou 5, de agosto. A gestação desses animais dura cerca de 50 dias

Agência France-Presse
postado em 26/07/2017 09:42
O veterinário Antoine Leclerc mostra o coração do bebê panda durante uma ecografia da panda fêmea

Saint-Aignan-sur-Cher, França - Huan Huan, panda fêmea emprestada pela China ao jardim zoológico de Beauval, no centro da França, está grávida, pela primeira vez no país - anunciou o zoológico nesta quarta-feira (26/7) à AFP. Equipes de veterinários realizaram uma ultrassonografia da panda fêmea esta manhã e viram o filhote pela primeira vez.

"É excepcional. Explodimos de alegria, porque fazia muito tempo que esperávamos este momento. É também uma esperança para a conservação dos pandas, que estão ameaçados de extinção na natureza", disse a diretora de comunicação do zoológico, Delphine Delord, à AFP.

O macho Yuan Zi e Huan Huan, de quase 9 anos, chegaram em janeiro de 2012 em Beauval, por empréstimo da China por dez anos, depois de negociações entre Paris e Pequim. O bebê deve partir para a China dentro de dois, ou três anos, de acordo com o zoológico, que contabiliza cerca de 750 nascimentos de animais por ano. Huan Huan e Yuan Zi são os únicos pandas gigantes presentes na França.

"A fêmea é fértil uma vez por ano por 48 horas. Nós os colocamos juntos em fevereiro. Não houve cópula, então, fizemos uma inseminação artificial", explicou Delord. No ano passado, Huan Huan abortou, algo comum entre os pandas, após uma primeira tentativa de fertilização.

Os pandas têm a capacidade, algo raríssimo no reino animal, de parar o desenvolvimento do feto, se sentirem que o período não é favorável para darem à luz. Este é o período chamado de "diapausa". "Fizemos vários ultrassons. Se há fertilização, a fêmea entra em diapausa, sai da diapausa, o feto se instala. Então, este é o início da gravidez", explica Delord.

Quando está grávida, o comportamento da fêmea panda muda. Ela dorme durante todo o dia e perde peso. O nascimento está previsto para 4, ou 5, de agosto. A gestação desses animais dura cerca de 50 dias. O bebê deve pesar 100 gramas. Apenas 19 zoológicos em todo mundo têm pandas fora da China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação