Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Nasce na China primeiro panda filhote de mãe em cativeiro e pai selvagem

O nascimento desse panda é resultado dos esforços dos pesquisadores, que esperam melhorar a saúde e a diversidade genética dos pandas em cativeiro, acasalando-os com seus pares que vivem na natureza


O bebê panda nasceu com 216 gramas, ultrapassando o peso habitual - em torno de 150 gramas para essa espécie -, graças ao bom apetite da mãe durante a gravidez.

Entre os pandas gigantes, os machos costumam ter dificuldade para saber quando a fêmea disposta e, com frequência, não sabem o que fazer depois. Caso se interessem um pelo outro, o ato sexual costuma ser muito rápido para que a fêmea seja fecundada. Além disso, a panda é receptiva às investidas masculinas apenas dois, ou três dias ao ano, entre fevereiro e maio.

Acredita-se que haja pelo menos 2 mil pandas gigantes em liberdade, em três províncias do centro-sul da China. Na França, Huan Huan, uma panda emprestada pela China ao zoológico de Beauval (centro) espera bebês gêmeos, revelou na terça (1;) a última ultrassonografia antes do parto, previsto para acontecer na próxima sexta, ou sábado, anunciou o direção do Zoo. Será o primeiro nascimento de pandas gigantes na França.