Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Artrose de joelho é duas vezes mais comum hoje nos EUA que há 80 anos

Um dos fatores podem ser a dieta moderna, que é alta em açúcares refinados e carboidratos e pode levar à inflamação crônica de baixo grau, que desgasta as articulações


"Mas a surpresa ainda maior é que não é apenas porque as pessoas estão vivendo mais ou ficando mais gordas, mas por outros motivos provavelmente relacionados aos nossos ambientes modernos". O estudo foi baseado em uma análise de mais de 2 mil esqueletos de todo os Estados Unidos.

"Esta é a maior amostra já estudada em indivíduos de idade avançada de três períodos amplos - tempos pré-históricos, tempos industriais iniciais (principalmente o século XIX) e a era pós-industrial moderna", afirmou o estudo. "A comparação mais importante é entre as amostras industriais iniciais e modernas", disse o coautor e pesquisador de Harvard Daniel Lieberman.

"Como nós tínhamos dados sobre a idade, o sexo, o peso corporal, a etnia e, em muitos casos, a ocupação e a causa da morte de cada indivíduo, conseguimos corrigir uma série de fatores que consideramos covariáveis importantes", acrescentou.

"Então, usando métodos estatísticos, podemos dizer que, se você nasceu após a Segunda Guerra Mundial, você tem cerca de duas vezes mais probabilidades de ter osteoartrite de joelho em uma determinada idade ou índice de massa corporal (IMC) do que se você tivesse nascido antes".

Quase um em cada três adultos com mais de 60 anos sofrem de osteoartrite, que não pode ser curada sem uma reposição total das articulações. "A osteoartrite de joelho não é uma consequência necessária da velhice. Devemos pensar nisso como uma doença parcialmente evitável", disse Lieberman.