Ciência e Saúde

Alimentação: uma aliada na prevenção contra o câncer de mama

Acompanhamento médico, boa alimentação e hábitos saudáveis podem reduzir o risco de câncer

Ingrid Soares
postado em 19/10/2017 21:59
Bandeja de salada
A prevenção é um dos fatores primordiais contra o câncer de mama que vem sendo lembrado no mês do Outubro Rosa. Porém, o oncologista Diego Fernandes, explica que além dos exames de rotina, o hábito alimentar saudável é necessário tanto para ajudar a prevenir, quanto para quem tem ou já teve a doença. Segundo ele, cerca de 20% dos casos são provocados por conta da má alimentação.
;As pessoas devem abusar de frutas, leguminosas, cereais integrais e evitar o consumo de alimentos processados, como salame, refrigerantes e fast food. Quem está em tratamento ou se curou, também tem que cuidar da alimentação, deve evitar o consumo de açúcar, pois tem chance maior do câncer voltar;, alerta.
Mas será possível se alimentar de maneira correta sem gastar muito? A nutricionista Janayna Mendonça Gonçalves, explica que sim. ;As pessoas têm uma rotina de vida agitada e deixam a alimentação em segundo plano. Com isso, acabam ingerindo alimentos que podem ser tóxicos ao organismo, intensificando a possibilidade de desenvolver o câncer. Os produtos que devemos consumir são possíveis de adicionar na rotina e não custam caro, não são dietas difíceis de serem consumidas;.
Janayna conta que a alimentação deve ser rica em fibras, ômegas 3, 6 e 9, vitaminas e minerais, que podem ser encontrados em peixes como sardinhas, salmão e bacalhau; cereais ricos em fibras, como por exemplo, chia, quinoa, linhaça e aveia, que auxiliam na digestão; frutas vermelhas como o morango, ameixa e amora que são importantes fontes de antioxidantes e auxiliam na eliminação dos radicais livres e toxinas; cenoura, que é fonte de betacaroteno e antioxidante. Tudo isso atrelado à prática de atividades físicas e ao consumo de água em abundância.
Quem está em tratamento deve ter uma alimentação equilibrada e saudável, com nutrientes, fibras, vitaminas e minerais. ;Deve evitar jejuns prolongados, se alimentar de 3 em 3 horas no máximo. Antes das grandes refeições, deve ingerir metade de uma maçã, uma fatia de melão ou uma pêra, pois essas frutas podem diminuir a sensação de enjoo. Deve também procurar a orientação de um nutricionista, pois com a alimentação direcionada, os sintomas melhoram, contribuindo para uma melhor qualidade de vida;, destaca.

Outros alimentos que auxiliam na prevenção contra o câncer de mama, segundo a nutricionista:

Brócolis - Vegetal rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Tem baixa caloria e é um importante aliado na prevenção do câncer.
Romã - Antioxidante, suas sementes são ricas em ácido elágico, que podem inibir enzimas que desempenham papel na geração do câncer de mama.
Feijão e lentilha - Essas leguminosas são ricas em folato, fibras, ferro e outros nutrientes que ajudam a manter a saúde das células. Auxiliam o organismo a eliminar gorduras.
Espinafre - É fonte de folato e vitamina B, que trabalham em conjunto com os antioxidantes
e eliminam as células que poderiam causar o câncer.
Tomate - Fonte de licopeno, devido ao aumento da concentração de adiponectina, hormônio que está associado com a diminuição do risco de câncer de mama.
Azeite de oliva - Aumenta o bom colesterol.


Dieta cetogênica

A nutróloga Melissa Chaves, explica que existe também a dieta cetogênica, que vem sendo debatida como possibilidade de tratamento coadjuvante em alguns casos. O falecido jornalista Marcelo Rezende, diagnosticado com câncer de pâncreas era um dos adeptos. Segundo a dieta cetogênica, as células cancerígenas se alimentam de glicose e por isso segue baixo nível de consumo de carboidrato, com nível alto de gordura e moderado de proteína. Ao limitar os carboidratos que se transformam em glicose no organismo, as células do câncer ;morreriam de fome;.
;Não há comprovação científica de que essa dieta funcione, os estudos são restritos. É uma dieta específica, que deve ser seguida de acompanhamento. O que se sabe é que a obesidade e o sobrepeso é um fator de risco alto para o câncer de mama e outros tipos. Deve ser evitado o excesso de bebidas alcoólicas, café e cigarro. Além de cuidar da alimentação, tem que se manter ativo;, ressalta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação