Ciência e Saúde

Ingerir bebida alcoólica melhora fluência em língua estrangeira, diz estudo

O procedimento de avaliação foi feito por nativos holandeses que não sabiam quem estava alcoolizado e o resultado foi surpreendente: os que tinham a substância no sangue demonstraram melhor pronúncia e domínio do holandês do que os sóbrios

Diário de Pernambuco
postado em 25/10/2017 08:43
Mulher leva mão a copo de cerveja
Usar bebidas alcoólicas pode ajudar pessoas na fluência de línguas com as quais já tiveram um contato prévio. É isso que uma pesquisa das Universidades de Liverpool, de Maastricht e o King;s College London afirmam. Os pesquisadores desenvolveram a tese a partir da observação de 50 estudantes nativos da Alemanha que foram alunos de Universidades do países baixos e recentemente aprenderam o básico da língua local, o holandês. Alguns dos participantes receberam bebidas alcoólicas, e outros, placebos. O procedimento de avaliação foi feito por nativos holandeses que não sabiam quem estava alcoolizado e o resultado foi surpreendente: os que tinham a substância no sangue demonstraram melhor pronúncia e domínio do holandês do que os sóbrios, mas todos continuavam sem o domínio pleno da língua.

[SAIBAMAIS]A quantidade de álcool oferecida na pesquisa foi calculado proporcionalmente à massa corporal dos indivíduos para que nenhum ficasse totalmente embriagado, sendo o parâmetro 460ml de cerveja para um homem de 70kg. ;Os participantes desse estudo consumiram uma baixa dose de álcool. Níveis mais altos de consumo de álcool podem não ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira;, explicou o Dr. Fritz Renner, um dos pesquisadores envolvidos na observação, ao jornal britânico The Independent. Satisfeito com as constatações da pesquisa, um outro estudioso que fez parte dele, o Dr. Inge Kersbergen, reforçou os benefícios que uso moderado de substâncias alcoolizadas podem trazer. ;Nosso estudo mostra que o consumo agudo de álcool pode ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira em pessoas que recentemente aprenderam essa linguagem;, declarou.

Apesar de poucas pesquisas relacionarem o álcool com comunicação, muitas universidades já voltaram equipes de cientistas para descobrir a relação do álcool com a saúde. Em um desses estudos, especialistas da Brown University, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo de álcool pode aumentar o risco de câncer de pele, se metabolizando em um composto químico que danifica o DNA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação