Nova espécie de orangotango é identificada, mas já está em extinção

Diário de Pernambuco
postado em 06/11/2017 09:37
Os Tapanuli possuem uma sequência genética diferente das outras espécies
Um grupo de orangotangos que intriga cientistas há cerca de duas décadas teve sua identidade revelada, acarretando no surgimento de uma nova espécie de macacos: os Tapanuli. O grupo, que vive na ilha de Sumatra, na Indonésia, tem apenas 800 indivíduos vivos e já é uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Os Tapanuli possuem uma sequência genética diferente das outras espécies, como dos orangotangos-de-bornéu e dos orangotangos-de-sumatra, se tornando a terceira espécie de orangotangos do planeta. A primeira aparição deles foi documentada em 1997 e o maior desafio dos cientistas hoje é estudar a evolução ao longo de centenas de milhares de anos.

;A análise do genoma realmente nos permite olhar a história em detalhes. Podemos investigar profundamente no tempo e perguntar: quando essas populações se separaram? Existem apenas sete grandes espécies de macacos ; não nos incluindo (os humanos). Assim, acrescentar uma (espécie) para essa lista muito pequena é espetacular. É algo com o qual muitos biólogos sonham;, explicou o professor Michael Krützen, um dos autores do estudo, à BBC.

O estudo também teve foco nos sons emitidos pelos animais, um ruído em alto volume, como os machos anunciam sua presença. O crânio dessa nova espécie também vem sendo analisado por meio de estudos genéticos, anatômicos e acústicos, que agregam um surpreendente avanço.