Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Estudo relaciona uso de maconha a jovens ansiosos

A conclusão foi publicada na revista da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente


De acordo com o estudo, esses jovens também tiveram maior envolvimento com a Justiça, e a maioria declarou que grande parte dos amigos também consumia drogas. ;Isso sugere que o uso da maconha com foco na saúde mental e no bem-estar ainda precisa percorrer um longo caminho para evitar um consumo mais problemático;, explicou Sherika Hill, pesquisadora na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e uma das autoras do estudo.

Os dados também mostraram que boa parte dos adolescentes que utilizaram cannabis superara o hábito na idade adulta. Eles relataram ter problemas com maconha antes dos 16 anos de idade e também no final da adolescência, mas seus hábitos caíram à medida que envelheceram. ;Quando esse grupo de crianças ia embora de casa, ele se saía melhor;, ressaltou Hill.

Os pesquisadores ressaltam que mais análises quanto ao hábito da droga devem ser explorados para que as abordagens médicas possam ser realizadas da melhor forma. ;Nós também temos de começar a pensar em como abordar o uso problemático na população idosa, já que o número de usuários mais velhos também cresce;, detalhou a autora.