Ciência e Saúde

Ápice da superlua ocorre às 23h50 deste domingo, pelo horário de Brasília

Brasilienses usam redes sociais para postar imagens da superlua no céu do Distrito Federal

postado em 03/12/2017 21:06
Brasilienses usam redes sociais para postar imagens da superlua no céu do Distrito Federal
Apesar da chuva e do tempo nublado que predominaram neste fim de semana, alguns moradores do Distrito Federal se animaram, neste domingo (3/12), para apreciar a única superlua do ano. Desde o início da noite, os brasilienses usaram as redes sociais para divulgar fotos do satélite natural da Terra, que, no céu de Brasília, apareceu brilhante entre nuvens.

[FOTO1067002]
Mas o que é, afinal, a superlua? Bom, primeiro é preciso saber que a distância entre a Lua e a Terra é variável. Nessa oscilação, o ponto de maior proximidade se chama perigeu, e o de maior distância, apogeu. Quando o perigeu é menor que 357,9 mil quilômetros, diz-se que há uma superlua, e o satélite se mostra um pouco maior e mais brilhante que o habitual.

Desta vez, o momento de maior proximidade se dará às 23h50 do domingo, pelo horário de Brasília. No entanto, de acordo com o presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Augusto Ornellas, a diferença de tamanho ao longo da noite, para quem não tem equipamentos especiais de observação, é imperceptível. "A diferença de uma superlua para uma lua cheia normal já é muito pequena", esclarece.

"Se você apontar a mão para o céu à noite, notará que a lua aparenta ter o tamanho aproximado de metade de sua unha. Durante a superlua, você tem um décimo a mais de lua", prossegue Ornellas. Segundo o estudioso, a superlua costuma fazer mais diferença para moradores de cidades litorâneas porque pode tornar as marés um pouco mais altas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação