Publicidade

Correio Braziliense

Ministério amplia acesso ao contraceptivo DIU no Sistema Único de Saúde

O DIU de cobre terá disponibilização feita pelos estados, municípios e o Distrito Federal (DF) às maternidades integrantes do SUS


postado em 08/12/2017 08:53 / atualizado em 11/12/2017 11:38

Dispositivo Intrauterino - DIU(foto: SINC/Divulgação/D.A Press)
Dispositivo Intrauterino - DIU (foto: SINC/Divulgação/D.A Press)
 
O acesso pelas mulheres ao contraceptivo dispositivo intra-uterino - conhecido como DIU - no Sistema Único de Saúde (SUS) foi ampliado a partir desta sexta-feira (8/12), conforme portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.


De acordo com o documento, o DIU de cobre terá disponibilização feita pelos estados, municípios e o Distrito Federal (DF) às maternidades integrantes do SUS, para “anticoncepção pós-parto ou pós-abortamento imediatas”.

A portaria diz ainda que cabe ao governo federal financiar a aquisição dos medicamentos contraceptivos e insumos do Programa Saúde da Mulher. “Os recursos financeiros federais para execução do disposto nesta portaria são oriundos do orçamento do Ministério da Saúde.”

“Os gestores estaduais, do Distrito Federal e municipais terão até 90 dias, a contar da data de publicação da portaria, para adequação da rede de atenção e das maternidades na oferta do DIU pós-parto e pós-abortamento imediato”, diz o documento.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade