Publicidade

Correio Braziliense

Chuva de estrelas cadentes pode ser vista nesta madrugada

Essa é a mais forte e intensa chuva de meteoros do ano


postado em 13/12/2017 10:43 / atualizado em 13/12/2017 11:27

Poderão ser vistos cerca de 120 meteoros por hora no céu(foto: Jorge Guerrero/AFP)
Poderão ser vistos cerca de 120 meteoros por hora no céu (foto: Jorge Guerrero/AFP)


O céu vai ser invadido por uma chuva de estrelas que poderá ser vista a olho nu de qualquer lugar da Terra. A chuva de meteoros geminídeos é resultado da passagem do asteróide Faetonte. O fenômeno já está acontecendo no céu do hemisfério sul, mas o ápice será na madrugada de quarta para quinta-feira (14/12), mais precisamente entre 1h e 2h da manhã. 

As pessoas que estiverem no Norte e Nordeste do Brasil terão uma visão provilegiada, mais do que aquelas que estiverem nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essa é a última e mais intensa chuva de meteoros do ano. Desta vez, poderão ser vistos cerca de 120 meteoros por hora. Número bem maior do que o das chuvas de meteoros anteriores, que alcançaram o pico de 20 a 100 estrelas cadentes por hora. 

Ver galeria . 6 Fotos Vale a pena perder algumas horas de sono. Hoje há 'chuva de estrelas' no céu! AFP PHOTO / DANI POZO
Vale a pena perder algumas horas de sono. Hoje há 'chuva de estrelas' no céu! (foto: AFP PHOTO / DANI POZO )

As Geminídeas são um evento anual e recebem este nome pois o ponto de partida dos meteoros é a constelação de Gêmeos. Os meteoros são do tamanho de um grão de feijão, chegam a alcançar a velocidade de 120km/h em nossa atmosfera, mas não representam nenhum risco ao planeta Terra. Trata-se apenas de um lindo espetáculo espacial. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade