Ciência e Saúde

Especialistas divergem sobre tratamento de ozonioterapia

Um Projeto de Lei no Senado que autoriza a prescrição do tratamento no Brasil colocou o Conselho Federal de Medicina (CFM) e especialistas na área em lados opostos da discussão

postado em 11/01/2018 10:02

O CFM chegou a emitir uma nota de repúdio ao Projeto de Lei que libera o tratamento no Brasil

Uma técnica que usa gás ozônio contra infecções, inflamações e dor está causando polêmica no meio médico. A ozonioterapia, uma mistura de gás oxigênio e ozônio, tem sido usada há mais de cem anos para tratar problemas circulatórios, feridas infectadas, queimaduras, hérnia de disco e é até como terapia complementar para o câncer. No entanto, a aprovação de um Projeto de Lei no Senado que autoriza a prescrição da técnica no Brasil colocou médicos especialistas e o Conselho Federal de Medicina (CFM) em lados opostos da discussão sobre o assunto.

O CFM chegou a emitir uma nota de repúdio à lei, em dezembro do ano passado, com apoio de outras 24 entidades médicas de representação nacional. No documento, os médicos argumentam que autorizar a oferta da técnica sem a certeza de sua eficácia e segurança ;expõe os pacientes a riscos, como retardo do início de tratamentos eficazes, avanço de doenças e comprometimento da saúde;, alerta.

Por outro lado, a Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz) argumenta que, se a técnica for aprovada, poderá reduzir entre 20% e 80% os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) ao substituir tratamentos convencionais para algumas doenças. ;O ozônio vai reduzir a internação dos pacientes, o consumo de remédios e gerar economia;, detalha a presidente da Aboz, Maria Emília Gadelha.

[SAIBAMAIS]Os defensores do método vão além da discussão científica e dizem que a ozonioterapia não prospera no país porque contraria interesses da indústria. "O interesse é da indústria farmacêutica e da indústria de material médico hospitalar;, relata. ;Esse lobby contrário ao direito constitucional do acesso ao tratamento de saúde é muito grave, é uma irresponsabilidade. Se espera que o CFM, enquanto entidade médica que zela pela ética médica, deveria se preocupar em ter uma postura responsável em relação à população brasileira;, rebate Gadelha.



<--[endif]-->

Segundo a presidente da instituição, há anos a entidade médica negligencia a prática da ozonioterapia. ;Durante anos não quiseram ouvir falar do procedimento e o que acontece é que durante muito tempo tentaram manter o tratamento como experimental e depois que deveria ser uma pratica integrativa e complementar que pode ser feita por qualquer pessoa. É uma irresponsabilidade;, diz Gadelha. ;A idéia foi exatamente mostrar que o ozonioterapia é um processo que qualquer pessoa pode fazer. Não reconhecer que é um procedimento médico para cair em descrença;, finaliza.

Já o CFM usa um tom técnico, mas pouco amigável ao falar da terapia. Na nota divulgada em dezembro do ano passado, os médicos defendem que o tratamento seja considerado apenas uma terapia alternativa, como o reiki, a musicoterapia e a osteopatia, entre outros, que hoje são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o vice-corregedor do CFM, Aizenaque Grimalde, o principal impasse do tratamento é a falta de comprovação cientifica. ;É uma terapia com indicações diversas e isso preocupa bastante;, diz. O que acontece é que não existem evidências hoje em dia de que o tratamento é realmente eficaz, e esse tratamento vai custar caro para alguém;, alerta.

Pesquisas

A favor de quem defende a ozonioterapia está o fato de essa ser uma técnica secular e já aprovada em diversos países. Na Alemanha, a prática é reconhecida pelos órgãos de saúde e ofertada na rede pública desde a década de 80.

O ozônio medicinal, em contato com o organismo, apresenta ações de melhoria da oxigenação e da circulação sanguínea, redução de dor e inflamação, além de propriedades germicidas. Desta maneira, podem ser tratadas com a ozonioterapia diversas patologias, sejam de origem isquêmica, inflamatória ou infecciosa.


Além de, segundo especialistas na técnica, o tratamento acelerar o tempo de cicatrização de feridas de diabetes, por exemplo, uma das doenças que mais atinge os brasileiros. ;Por isso o tempo de internação diminui, bem como o uso de medicamentos, e inclusive a probabilidade das amputações;, diz um estudo feito pela Aboz. No Brasil, por hora, em média 11 pacientes diabéticos são amputados.

Cuidados

Seja qual for a finalidade, esse recurso nunca deve substituir os tratamentos tradicionais. E é extremamente importante que um profissional realize o procedimento. Se aplicado em doses excessivas, o ozônio pode provocar de problemas respiratórios a desfechos fatais. Do contrário, a única contraindicação absoluta é para pessoas com uma deficiência relacionada à enzima G6PD. Sem ela, essa terapia tende a causar a destruição em massa das hemácias, células do sangue cuja função no organismo é transportar oxigênio.

Segundo a Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz), atualmente o procedimento é reconhecido em mais de dez países, entre eles Suíça, Itália e Cuba, além de ser praticada em 13 Estados americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação