Publicidade

Correio Braziliense

Dois astronautas e um cosmonauta regressam do espaço após 5 meses

Alexandre Misurkin, da agência espacial russa Roskomos, e Mark Vande Hei e Joe Acaba, da Nasa, pousaram no Cazaquistão


postado em 28/02/2018 07:22 / atualizado em 28/02/2018 07:25

Dzhezkazgan, Cazaquistão - Dois astronautas americanos e um cosmonauta russo regressaram à Terra nesta quarta-feira, ao final de uma missão de mais de cinco meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). 

Alexandre Misurkin, da agência espacial russa Roskomos, e Mark Vande Hei e Joe Acaba, da Nasa, pousaram às 2h31 GMT (23h31 Brasília de terça) no Cazaquistão, a sudeste da cidade de Jezkazgan. 

O cosmonauta, de 40 anos, entregou o comando da ISS a seu compatriota Anton Chkaplerov na terça-feira, antes de assumir o controle da nave Soyuz que trouxe os três homens à Terra.

Em duas missões, Misurkin já passou 334 dias no espaço. 

Joe Acaba, 50 anos, concluiu sua terceira missão, somando 10 meses em órbita, enquanto seu companheiro de 51 anos, Mark Vande Heide, um coronel (da reserva) do Exército, realizou sua primeira missão no espaço. 

Os três homens chegaram à ISS em setembro de 2017. 

A Estação Espacial Internacional, um raro exemplo da cooperação entre Rússia e Estados Unidos, está em órbita desde 1998. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade