Ciência e Saúde

Tecnologia protege os olhos de danos causados pela luz do celular

Um protótipo, criado por cientistas espanhóis, foi testado em ratos e surtiu resultados promissores

Vilhena Soares
postado em 26/03/2018 06:00
Celulares emitem um comprimento de luz azul capaz de danificar a retina, alertam cientistas
Aparelhos eletrônicos e luzes artificiais são recursos de necessidade básica para uma grade parte das pessoas. A rotina dos que quase nunca desligam, porém, pode ser uma ameça à saúde ocular, já que esses dispositivos emitem o comprimento de luz azul, que tem o poder de danificar a retina. Há filtros que amenizam essa ação prejudicial, mas eles não são 100% eficazes. Por isso, cientistas da Espanha tentam desenvolver uma tecnologia que melhore a proteção. Um protótipo foi testado em ratos e surtiu resultados promissores, apresentados, neste mês, na revista Plos One.

Segundo os criadores do dispositivo, o efeito do comprimento de onda azul sobre a membrana interna do olho não é completamente conhecido, o que torna o investimento em ferramentas preventivas ainda mais importante. ;O estilo de vida atual depende da iluminação artificial, que pode se estender até 16, 18 horas por dia na rotina das pessoas. O que preocupa também é que pouco se sabe sobre quais níveis de exposição à luz são seguros para a retina;, explicaram os autores do artigo, liderados por Javier Vicente-Tejedor, pesquisador da Universidade de Alcala, na Espanha.

Os filtros existentes permitem passar até 70% desse comprimento de onda. ;Nossos olhos ficam expostos por muito tempo a altos níveis de luz azul, LED de luz, neons. O dano potencial causado pela luz azul pode ser atenuado, é preciso se prevenir;, ressalta a equipe. O dispositivo criado por eles é feito de vidro semelhante ao de lentes, mas bem mais potente, o que aumentaria a proteção.

Os cientistas testaram o filtro em ratos jovens, que foram expostos à luz branca de alta intensidade continuamente durante sete dias. Os animais foram divididos em três grupos: um não recebeu proteção, outro usou os filtros disponíveis no mercado e o terceiro, o protótipo. Depois de uma semana de contato com a luz artificial, as cobaias do terceiro grupo apresentaram a retina mais conservada, além de maior sobrevivência dos fotorreceptores, as células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz.

;Funções de respostas visuais tradicionais foram significativamente mais conservadas em animais protegidos com nossa tecnologia do que em animais desprotegidos. Além disso, a estrutura da retina foi mantida e a sobrevivência dos fotorreceptores foi maior nos animais protegidos, diferenças notadas nas áreas centrais da retina. Em conclusão, esse filtro de bloqueio à luz azul diminui significativamente os danos dos fotorreceptores após a exposição à luz de alta intensidade;, detalharam.

Ao quantificar e comparar os danos em todas as cobaias, a equipe chegou a um índice de remoção de luz azul de 94%, contra os 70% dos filtros atuais. ;Ou seja, o dispositivo que criamos pode proteger significativamente a função e a morfologia da retina. Foi o que comprovamos;, ressaltaram.

Prevenção necessária

O resultado é ainda mais significativo, segundo os autores, quando se considera que a proteção aumentada poderá evitar doenças cada vez mais incidentes em nossa sociedade. ;A relação entre a luz azul e doenças degenerativas, como degeneração macular relacionada à idade e a doença de Stargardt (enfermidade mais comum de degeneração macular juvenil congênita), faz com que seja necessário controlar a quantidade de radiação que a retina humana recebe. Essas razões são especialmente importantes dado o nosso estilo de vida atual, tanto do ponto de vista tecnológico ; o uso de LED azul em terminais móveis, telas etc. ; quanto por uma perspectiva ocupacional, como os turnos noturnos com alta exposição a luzes azuis;, frisaram.

Ana Paula Tupynambá, oftalmologista do centro Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que a pesquisa espanhola trata de um problema bastante conhecido na área médica. ;Todo o excesso de luz azul pode causar algum dano à retina, principalmente de aparelhos eletrônicos, como smartphones. A preocupação é tanta que temos empresas criando esses telefones inteligentes com um filtro amarelo para evitar essa exposição;, conta.

Para Tupynambá, novas tecnologias capazes de impedir esses danos são sempre bem-vindas. ;Seria um novo utensílio para essa prevenção, até porque é difícil sabermos qual o tempo de exposição à tela é seguro hoje em dia;, explica. ;Outro ponto que vale ressaltar é que a exposição a essa luz também interfere no sono das pessoas, que ficam mais tempo alertas, o que também é prejudicial.;

Adelmo Jesus, oftalmologista especialista em retina e vítreo e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), também acredita que a tecnologia desenvolvida na universidade espanhola possa ser explorada. ;Seria uma nova ferramenta para proteção, mais uma opção que evitaria complicações. Que a luz azul pode causar lesões nós já sabemos. Isso foi comprovado, temos estudos recentes mostrando isso. Por isso, devemos levar esses riscos em consideração;, frisa. ;Pessoas que usam óculos, muitas vezes, já estão mais protegidas, pois temos lentes sendo desenvolvidas com essa tecnologia. Os fabricantes têm se preocupado com isso, mas é bom ter opções novas, já que a iluminação artificial é extremamente presente tanto em ambientes internos quanto externos;, complementa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação