Video games ajudam o cérebro dos cães, mostra estudo

postado em 30/03/2018 15:40
Miley e Tiara, dois collies de pelo curto, convenceram os pesquisadores de que os video games podem ajudar a manter o cérebro canino ágil.

Ambos participaram de um estudo científico da faculdade de veterinária de Viena, onde centenas de cães, com pelo menos seis anos de idade, aprenderam a usar uma tela com seus focinhos.

Objetivo: verificar se a prática regular de atividades computacionais que estimulam os neurônios caninos pode diminuir a degeneração que vem com a idade.

Os primeiros resultados são bastante promissores. "No laboratório, os cães idosos responderam positivamente ao treinamento cognitivo, prestando-se voluntariamente aos jogos na tela para fins educacionais", afirma a universidade em um comunicado.

Todos os cães do experimento, incluindo os idosos, se familiarizaram com as telas interativas e aprenderam exercícios desenvolvidos por cientistas.

O estudo abre novas perspectivas para tratar o envelhecimento canino, estima a equipe vienense.

"Às vezes, com cães velhos, tendemos a pensar que vamos deixá-los tranquilos no sofá, dormindo o dia todo", declarou à AFP Lisa Wallis, uma das autoras do estudo.

"E assim não fazemos nada de bom", acrescenta a pesquisadora de ciências cognitivas.

"O cérebro precisa de mais estímulo e também problemas para resolver", avança o professor Ludwig Huber, um dos responsáveis %u200B%u200Bpelo estudo.

Ao contrário dos brinquedos para cães, pouco sofisticados, Huber vê nas telas "uma possibilidade infinita de estímulo" e jogos de complexidade variada.

No final de 2017, um estudo nos Estados Unidos sugeriu que uma atividade diária com videogames tem um efeito benéfico em alguns idosos.