Ciência e Saúde

Câmaras escondidas em tumba de Tutancâmon não existem, diz governo do Egito

Havia a teoria de que a múmia de Nefertiti estaria escondida em uma câmara secreta na tumba de Tutancâmon

Agência France-Presse
postado em 06/05/2018 13:00
Cairo, Egito - As famosas supostas câmaras escondidas perto ou dentro do túmulo de Tutancâmon não existem, afirmou neste domingo (6/5) o Ministério das Antiguidades do Egito com base em uma "pesquisa geofísica de alto nível".

Estudos e análises usando um radar de penetração no solo (RPS) e conduzidos pela equipe científica italiana liderada por Francesco Porcelli, da Universidade Politécnica de Turim, forneceram "evidências conclusivas sobre a inexistência" dessas câmaras, aponta o Ministério em um comunicado.

"Concluiu-se, com um grau muito alto de confiabilidade, que a hipótese da existência de câmaras ocultas ou corredores adjacentes à tumba de Tutancâmon não é apoiada pelos dados do RPS", declarou Porcelli, citado no comunicado.

Os egiptólogo britânico Nicholas Reeves havia avançado a teoria de que a múmia de Nefertiti estaria escondida em uma câmara secreta na tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, perto de Luxor (centro-leste).

A múmia de Nefertiti, a rainha do Egito de beleza lendária, esposa de Akhenaton, nascida há quase 3.400 anos, nunca foi encontrada, dando espaço a várias especulações e controvérsias.

No outono de 2015, as autoridades egípcias fizeram um exame de radar da tumba de Tutancâmon, sem nenhum resultado conclusivo.

De acordo com o Ministério, o relatório da equipe de Porcelli fornece várias descobertas importantes: nenhuma evidência de batente ou lintel de uma porta, ausência do que poderia ser interpretado como paredes da câmara ou áreas vazias atrás de pinturas da câmara funerária, etc.

O secretário-geral do Conselho Supremo das Antiguidades, Mostaf Waziri, anunciou que Porcelli forneceria todos os detalhes em um discurso neste domingo na quarta Conferência Internacional de Tutancâmon.

Esta é a terceira pesquisa de RPS após as conduzidas por equipes científicas japonesas e americanas para verificar a precisão da teoria de Reeves, segundo o Ministério do Egito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação