Publicidade

Correio Braziliense

ONU adota plano de trabalho para elaborar pacto ambiental

Uma resolução neste sentido foi adotada por uma maioria de 143 países dos 193 membros das Nações Unidas


postado em 10/05/2018 15:45

Nações Unidas, Estados Unidos - A Assembleia Geral da ONU adotou, nesta quinta-feira (10/5), um plano de trabalho com a ideia de elaborar um futuro pacto ambiental que poderia dar continuidade ao Acordo de Paris sobre o clima.

Uma resolução neste sentido foi adotada por uma maioria de 143 países dos 193 membros das Nações Unidas. Estados Unidos, Rússia, Turquia, Irã, Filipinas e Síria votaram contra. Sete se abstiveram, enquanto vários outros não estiveram presentes na votação.

"A degradação sem precedentes do nosso meio ambiente" expõe o planeta "a consequências dramáticas" como "a degradação de recursos naturais, os êxodos, o recrudescimento dos conflitos", destacou o embaixador francês na ONU, François Delattre.

A resolução adotada nesta quinta cria um grupo de trabalho encarregado de identificar as lacunas do direito internacional no tema ambiental e avaliar a necessidade de um novo instrumento internacional. As recomendações da Assembleia Geral são esperadas para até meados de 2019, com a perspectiva de uma convocatória posterior a uma conferência intergovernamental.

Em setembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, lançou a ideia deste pacto mundial sobre o meio ambiente que seria o primeiro acordo internacional jurídico a incluir o conjunto de direitos ambientais em um documento único.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade