Agência France-Presse
postado em 08/06/2018 13:23
New Delhi, Índia - As autoridades indianas abriram uma investigação pela perda das chaves de acesso aos cofres de um templo do século XII que poderiam conter ouro e pedras preciosas num valor de dezenas de milhões de dólares.
As autoridades constataram o desaparecimento das chaves quando especialistas quiseram avaliar em abril as condições do templo de Jagannath, localizado no estado de Odisha, no leste do país.
Ao saber a notícia, devotos ficaram indignados com as autoridades locais e com o organismo que administra o templo.
[SAIBAMAIS]Na segunda-feira, o governo ordenou a abertura de uma investigação. O templo na cidade de Puri é dedicado ao deus hindu de Jagannath, reverenciado por milhões de fiéis todos os anos, especialmente no festival anual de Rath Yatra.
Os devotos oferecem a cada ano cerca de sete milhões de dólares, em dinheiro e ouro, à divindade, além dos tesouros acumulados ao longo dos séculos.
A abóbada de pedra, cercada por uma cerca de ferro, foi aberta pela última vez em 1985 e depois bloqueada com cera para evitar qualquer manipulação.
Em 1978, o governo avaliou que nos cofres haviam 128 quilos de ouro e 221 quilos de peças de prata, entre milhares de gemas de pedras preciosas.
Segundo especialistas, esse tesouro poderia valer cerca de 36 milhões de dólares, embora não haja estimativa oficial.