Ciência e Saúde

Substância da uva pode reduzir o crescimento de tumores, diz pesquisa

Presente na casca da fruta, o resveratrol evita a ação de mutação presente em cerca de 60% dos tumores. A descoberta feita por pesquisadores brasileiros poderá ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes

Vilhena Soares
postado em 27/06/2018 06:00
As pesquisas devem ajudar no desenvolvimento de medicamentos mais eficientes no tratamento de cancros
Bastante conhecida pela proteção cardiovascular e pelo auxílio na digestão, a uva é uma das frutas mais consumidas por quem busca melhorar a saúde. Segundo cientistas brasileiros, ela também ajuda no combate ao câncer. A equipe descobriu que o resveratrol, composto bioativo presente na uva, pode combater mutações na proteína p53, uma estrutura presente em cerca de 60% dos tumores. As descobertas foram publicadas na última edição da revista especializada Oncotarget e devem ajudar no desenvolvimento de medicamentos mais eficientes no tratamento de cancros.

Jerson Lima Silva, professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IbqM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e um dos autores do estudo, explica que a p53 é estudada há duas décadas pela sua equipe e se tornou alvo de pesquisa pela ação dúbia no organismo humano. ;É parecido com a história do médico e do monstro. Quando ocorre algum estresse, como tomar muita radiação ultravioleta na pele, essa proteína toma o controle da situação, realiza a supressão tumoral e faz reparos. Porém, ao sofrer mutações, por algum motivo misterioso, a p53 se modifica e contribui para o crescimento do câncer;, explica ao Correio.

[SAIBAMAIS]Os brasileiros ; pesquisa também contou com a participação de cientistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ; decidiram testar o resveratrol para evitar a ação maléfica da p53. ;Ele já havia sido associado à proteção do câncer. Um estudo realizado em 2012 pela nossa equipe também mostrou seus efeitos positivos no combate ao câncer de pulmão;, justifica Silva.

Na nova pesquisa, os cientistas recorreram à técnica de espectroscopia de fluorescência in vitro, um tipo de análise laboratorial extremamente delicada e minuciosa, para observar o potencial antitumoral do resveratrol em agregações de p53 presentes em células humanas. Como esperado, a substância reduziu os tumores.

A equipe também testou a ação da substância em células de câncer de mama implantadas em camundongos e com diferentes mutações de p53 am. O mesmo efeito de combate às proteínas mutantes foi detectado. ;Demos foco a esse câncer por ser um dos mais comuns. É alto o número de casos desse tumor que pode ser letal;, detalha Silva.

Adriana Castelo Moura, oncologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, e especialista em tumores gastrointestinais e ginecológicos, avalia que a pesquisa traz dados positivos, mesmo que ainda experimentais. ;São estudos feitos em animais, mas que se mostram promissores. Sabemos que o resveratrol tem uma fama positiva relacionada a seus efeitos antioxidantes, usados contra o envelhecimento, por exemplo. Tenho muitos pacientes que tomam até por contra própria, mesmo sem tanto respaldo científico. Agora, vemos esses possíveis efeitos anticâncer nesse trabalho;, destaca.

Concentração X eficácia

Jerson Lima Silva explica que a p53 está presente em grande parte dos tumores, principalmente do ovário (mais de 90% dos casos), o que reforça o quanto um medicamento que atua nessa mutação pode contribuir para o combate à doença. O pesquisador ressalta que mais estudos são necessários para aprimorar os efeitos da substância e, dessa forma, contribuir para seu uso terapêutico. ;Um ponto que precisamos mudar é o fato de que usamos uma concentração relativamente alta do resveratrol. Queremos modificar isso e aumentar sua eficácia em 10 vezes;, diz.

Adriana Castelo Moura lembra que, apesar de presente em muitos tipos de tumores, a mutação da p53 não é a única ligada ao surgimento de carcinomas. ;Existem outras vias que estão envolvidas. Ainda assim, sabemos que muitas drogas surgem dessas pequenas descobertas. Esse é um primeiro passo. Acredito que esses resultados contribuem para abrir um leque de pesquisas sobre o tema;, ressalta.


;Usamos uma concentração relativamente alta do resveratrol. Queremos modificar isso e aumentar sua eficácia em 10 vezes;
Jerson Lima Silva, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos autores do estudo"


Para saber mais


Fruta multiúso

O resveratrol está presente na casca da uva vermelha e é conhecido por ser um grande auxiliar da saúde cardiovascular. O consumo da substância está relacionado ao retardamento do envelhecimento cerebral, muscular e cardíaco e à prevenção do acúmulo do colesterol ruim (LDL). O composto ativo, que pertence ao grupo dos flavonoides, também está relacionado à prevenção do câncer devido a sua ação anti-inflamatória e ao poder antioxidante.

Por estar presente em uvas vermelhas, o resveratrol é encontrado em grandes quantidades no vinho tinto. Por isso, muitos médicos recomendam a ingestão de pequenas doses da bebida diariamente. O consumo da substância também é feito em cápsulas, vendidas em lojas de suplementos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação