Ciência e Saúde

Proposta de liberação da caça comercial às baleias é rejeitada

O documento apresentado pelo Japão pretendia reverter a proibição regulamentada há 32 anos

Agência France-Presse
postado em 14/09/2018 15:18
A proibição de caça comercial às baleias foi instituída em 1986
A Comissão Internacional da Baleia (CIB) rejeitou nesta sexta-feira (14/9) o texto apresentado pelo Japão que pretendia autorizar a caça comercial de baleias, mantendo assim a moratória vigente, no último dia de sua reunião em Florianópolis.

[SAIBAMAIS]Os países defensores dos cetáceos, liderados pela Austrália, União Europeia e Estados Unidos, derrubaram a proposta japonesa intitulada "O caminho a seguir" por 41 votos a 27. Seis dos 89 países membros não enviaram uma delegação e sete outras nações, a maioria africanas, que não pagaram suas contribuições, não votaram.

O vice-ministro japonês da Pesca, Masaaki Taniai, lamentou o resultado da votação e ameaçou abandonar a CIB se não houver progressos no retorno à caça comercial de baleias.

"Se as evidências científicas e a diversidade não forem respeitadas, se a caça comercial for totalmente negada... o Japão terá que reavaliar sua posição como membro da CBI", declarou. Segundo ele, o resultado da votação "pode %u200B%u200Bser visto como uma negação da possibilidade por governos com diferentes pontos de vista de coexistir em respeito mútuo e compreensão dentro da CBI".

Em resposta, o representante australiano Nick Gales rejeitou o "discurso do Japão que ressalta a intolerância e disfunção" da CBI. Ele pediu que Tóquio permanecesse na CBI "para continuar lutando para defender seu ponto de vista e trabalhar construtivamente com outros membros".

Em comunicado à imprensa, o governo brasileiro indicou que a "reafirma a importância da manutenção da moratória à caça comercial de baleias, em vigor desde 1986, e reconhece o papel da CIB na recuperação das populações dos grandes cetáceos (mamíferos marinhos)".

"A aprovação é a reafirmação da posição de todos os países que, como o Brasil, defendem uma posição conservacionista da CIB, e não a liberação da caça", destacou o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, citado no comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação