Marcus Lacerda - Especial para o Correio
postado em 15/10/2018 17:28
[FOTO1268975]
Há 19 anos em órbita, o satélite Terra completou neste mês sua 100.000; volta ao redor do planeta. Para celebrar a marca, a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) divulgou algumas imagens feitas pelo aparelho.
Lançado em 18 de dezembro de 1999, o satélite ; que está posicionado a 713 mil metros de altura e roda a uma velocidade média de 7,5 Km/h ; já percorreu 2,5 milhões de milha, o equivalente a mais de 4 milhões de quilômetros. E não deve parar tão cedo. A estimativa da Nasa é que o Terra continue em funcionamento até meados da próxima década.
Para projetar o equipamento, a Nasa montou um time multidisciplinar na década de 1990. ;Você tem operadores de vôo, engenheiros de sistemas coadjuvantes, peritos especialistas, time de instrumentadores e um time de cientista para cada instrumento. Além disso, tudo foi coordenado para que uma atividade não impactasse negativamente sobre outro instrumento;, explica Eric Moyer, gerente técnico de projeto do Goddard Space Flight Center, da NASA, em Greenbelt, no estado americano de Maryland.
Toda essa equipe projetou o aparelho para encarar as mais variadas situações de adversidade. ;Estamos sempre pensando: ;se isso falhar, como podemos resolver?;;, frisa Jason Hendrickson, responsável pelos sistemas de voo do Terra.
O satélite é responsável por captar e interpretar dados da superfície do planeta. Dessa forma, ele consegue fornecer à agência informações como temperatura, cobertura de nuvens, identificação de partículas suspensas no ar, níveis de poluição e radiação recebida e emitida. O Terra, aliás, é responsável por um dos maiores registros de dados de clima gerados por um satélite e, ao longo do período em órbita, já testemunhou, do alto, diversos desastres e fenômenos naturais.