Ciência e Saúde

Mulher morre de câncer após receber pulmões de fumante

A paciente era acompanhada desde a infância por ser portadora de fibrose cística

Agência France-Presse
postado em 03/11/2018 14:53
Pulmão de fumante
Uma paciente que sofria de fibrose cística desenvolveu câncer na França logo após receber os pulmões de uma mulher fumante, de acordo com um estudo publicado na revista Lung Cancer.

A paciente era acompanhada desde a infância por fibrose cística. Após uma rápida deterioração de suas funções respiratórias, típica da fibrose cística, os médicos decidiram, em novembro de 2015, realizar um transplante pulmonar.

"De acordo com a base de dados dos doadores, os pulmões transplantados foram retirados de uma mulher de 57 anos que fumava um maço de cigarros por dia durante 30 anos", aponta o estudo, conduzido por médicos do Hospital Universitário de Montpellier.

Os exames realizados no momento da morte encefálica da doadora não revelaram anormalidades. Em junho de 2017, a paciente transplantada, doente, foi internada na unidade de oncologia torácica do hospital universitário de Montpellier. Dois meses depois, ela morreu de câncer de pulmão sem qualquer tentativa de terapia. Segundo o estudo, os sintomas lembram fortemente os do câncer causado pelo tabagismo.

"O curto espaço de tempo entre o transplante e o aparecimento da primeira anomalia radiológica sugere que a carcinogênese começou durante a vida do doador", acrescentam os autores do trabalho. Um câncer cujo crescimento teria sido bastante acelerado pelo tratamento imunossupressor que a paciente seguiu para evitar a rejeição de seus novos pulmões. De acordo com o Dr. Jean-Louis Pujol e colaboradores, "dada a relativamente longa latência do câncer de pulmão, sugerimos que os transplantes de doadores de fumantes sejam considerados com cautela".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação