Ciência e Saúde

França proíbe pesticida muito utilizado após casos de intoxicação

As autoridades francesas anunciaram nesta segunda-feira a proibição de produtos a base de metam-sódico

Agência France-Presse
postado em 05/11/2018 15:39
O metam-sódico é um dos pesticidas mais utilizados nos Estados Unidos e na Europa e é considerado um
As autoridades francesas anunciaram nesta segunda-feira a proibição de produtos a base de metam-sódico, depois de que este pesticida, utilizado sobretudo pelos produtores hortícolas, foi associado a dezenas de casos de intoxicação.

Trata-se de uma proibição definitiva, depois de que a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSES) anunciou, no fim de outubro, sua suspensão durante três meses.

Após um exame, o ANSES concluiu que "o conjunto de suas utilizações representa um risco para a saúde humana e para o meio ambiente", de modo que deixará de autorizar sua comercialização, segundo um comunicado.

O metam-sódico é um dos pesticidas mais utilizados nos Estados Unidos e na Europa e é considerado um "cancerígeno provável" pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Os produtos a base de metam-sódico servem para desinfetar a terra e eliminar fungos e bichos, antes do início de um cultivo.

São espalhados sobre pequenas superfícies, mas são necessárias grandes quantidades para que seja eficaz. Na França, a cada ano se utilizam cerca de 700 toneladas, segundo a Agência.

Recentemente, foram detectados dezenas de casos de intoxicação no oeste da França, onde abundam este tipo de cultivos.

Ao menos 70 pessoas, em grande parte agricultores, relataram dificuldade para respirar e ardência nos olhos e garganta perto da cidade de Angers.

Existem alternativas ao metam-sódico, mas muitos agricultores se queixam de suas desvantagens. A solarização, que consiste em aproveitar o sol para desinfetar a terra, depende do clima, enquanto a desinfecção com vapor requer muito tempo e combustível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação