Ciência e Saúde

Consumo frequente de batata frita aumenta o risco de morte

Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, pessoas que consomem batata frita mais de duas vezes na semana tem três vezes mais chance de morrer

Silvana Sousa*
postado em 05/12/2018 12:50
Apesar de saborosas, o consumo elevado de batata frita pode aumentar o risco de morte. Essa é a conclusão do estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition que buscou analisar a relação entre o consumo de batatas fritas e taxa de mortalidade.

A pesquisa analisou 4,4 mil americanos entre 45 e 79 anos durante oito anos, dos quais 236 participantes morreram antes do fim do período de análise. Apesar de não encontrarem uma relação direta entre a ingestão de batatas fritas e as mortes, os pesquisadores constataram que a frequência de consumo superior a três vezes por semana, somada a fatores de risco como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e má alimentação podiam elevar em três vezes o risco de morte.

Segundo o professor e pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Nutrição de Harvard, Eric Rimm as batatas ao serem condicionadas à fritura perdem quase todas as propriedades nutritivas, que estão principalmente na casca, e se tornam uma "bomba de amido". Além disso, o alto índice glicemico das batatas aumentam o risco de desenvolver obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, doenças que lideram as causas de morte no mundo.
O Doutor Nicola Veronese, um dos autores do estudo, relatou que os pesquisador ficaram surpresos com a quantidade de batata frita ingerida pelos americanos em comparação a outros países. Segundo as estatísticas Departamento de Agricultura, dos 115,6 mil quilos de batatas brancas consumidas por ano, dois terços são na forma de batatas fritas ou processadas.

Alternativas

Além da quantidade de batata frita ingerida, a nutrionista sênior do Centro para a Ciência no Interesse Público, Lindsay Moyer diz que é importante estar atento em como o alimento é produzida, qual tipo de óleo é usado para fritura e em quais acompanhamentos estão sendo ingeridos juntos com a batata. Comer algumas batatas junto com uma salada, por exemplo, tem efeitos diferentes se comparado a uma refeição composta por grandes porções de batatas fritas e hambúrguer e sugeriu que os participantes provavelmente morreram por ter uma má alimentação no geral.
O nutrionista recomenda que a batata seja assada no forno, ou que seja consumida acompanhada de saladas e outros alimentos mais saudáveis. ;Tudo pode ser ingerido de forma saudável se for consumido de forma conscientemente;, disse ela. ;Se você come batatas fritas dessa maneira, provavelmente ficará satisfeito com 10;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação