Ciência e Saúde

Mapa interativo mostra onde endereços se situavam há milhões de anos

Simulador mostra as transformações ocorridas na Terra durante milhões de anos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/02/2019 18:57
Há 240 milhões de anos, no período Triássico, Brasília se situava no supercontinente Pangeia
Um mapa interativo do planeta Terra mostra onde eram localizados determinados endereços em eras geológicas passadas. O simulador da ;Terra Antiga; apresenta transformações ocorridas na Terra desde 750 milhões de anos atrás, no período Criogêniano, presente na era Neoproterozoica.

A ferramenta permite uma busca específica a qualquer endereço do planeta para que ele te revele onde este lugar se situava no globo terrestre há milhões de anos atrás. O mapa apresenta, ainda, a reconstituição da história da Terra e possibilita que o visitante visualize as mudanças na formação dos continentes através das eras geológicas.

Na plataforma, pode-se navegar pela história através das setas do teclado ou selecionando diretamente o período que deseja visualizar, como por exemplo o aparecimento dos primeiros primatas, formação do supercontinente Pangeia ou até mesmo a extinção dos dinossauros.

Ao passar pelos anos, o site fornece informações de como eram as características e os principais eventos ocorridos em cada período escolhido, além de possibilitar a visualização da Terra atualmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação