Ciência e Saúde

Cientistas descobrem como mosquitos detectam suor humano

As descobertas podem ajudar na formulação de repelentes avançados que tornem as pessoas 'invisíveis' aos mosquitos

Agência France-Presse
postado em 28/03/2019 17:57
As descobertas podem ajudar na formulação de repelentes avançados que tornem as pessoas 'invisíveis' aos mosquitos
Cientistas sabiam há décadas que os mosquitos são atraídos pelo ácido láctico contido no suor humano, mas antes da genética avançada, o mecanismo preciso para fazer isso continuava a ser um mistério.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade Internacional da Flórida (FIU) descobriu o receptor olfativo que permite a esses insetos portadores de doenças se sintonizarem ao odor de humanos e inclusive como apagá-lo.

O grupo publicou seu trabalho sobre os mosquitos Aedes aegypti - conhecidos por transmitir doenças letais, como Zika, dengue e febre amarela - nesta quinta-feira na Current Biology.

Liderada pelo biólogo da FIU Matthew DeGennaro, a equipe identificou o receptor culpado, chamado Ionotropic Receptor 8a, ou apenas IR8a, através de um processo de eliminação que começou em dezembro de 2013, quando o cientista conseguiu criar o primeiro mosquito mutante do mundo, removendo um gene para investigar de que forma sua ausência afetava o inseto.

Encarregado de pesquisar o IR8a, Joshua Raji, aluno doutorando da DeGennaro, começou com um experimento de exposição usando seu próprio braço, e notou que os mosquitos mutantes estavam significativamente menos atraídos por ele que os não mutantes.

Os resultados foram confirmados através de testes em 14 pessoas adicionais.

"Busca-se um receptor do ácido láctico desde a década de 1960", disse DeGennaro à AFP.

As descobertas podem oferecer um caminho para uma nova geração de aderentes que atraíam as espécies adultas para armadilhas para controlar a população, bem como criar repelentes avançados que tornem as pessoas "invisíveis" aos mosquitos - mas isso ainda deve demorar.

"Levará anos, mas definitivamente estamos um passo mais perto", disse DeGennaro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação