Ciência e Saúde

Cientistas descobrem por que ingerir alimentos fermentados faz bem à saúde

Adaptações celulares permitem que homens e grandes símios consumam fermentados e se beneficiem dos efeitos, no intestino, de bactérias ligadas a esse processo, mostra estudo alemão. A descoberta poderá ajudar na criação de tratamentos para doenças inflamatórias

Vilhena Soares
postado em 24/05/2019 06:00

O estudo da microbiota intestinal tem chamado a atenção de especialistas nos últimos anos

A ingestão de bactérias lácteas gera uma série de benefícios ao corpo humano, assim como a de outros micro-organismos. Por isso, o estudo da microbiota intestinal tem chamado a atenção de especialistas nos últimos anos. Em uma pesquisa voltada inicialmente para questões evolutivas, investigadores alemães encontraram uma possível explicação para benefícios obtidos. A equipe percebeu que adaptações celulares em ancestrais humanos e símios permitiram que eles pudessem comer alimentos não tão frescos, como frutas que caíam das árvores por estarem muito maduras. Segundo os cientistas, é por isso que, hoje, acumulamos as vantagens do consumo de lácteos.


Os autores explicam que o estudo começou como uma investigação sobre proteínas presentes na superfície das células chamadas receptores do ácido hidroxicarboxílico (HCA). A maioria dos animais tem apenas dois tipos desses receptores, mas os humanos e os grandes símios têm três. ;Inicialmente, queríamos entender por que há um receptor ausente em todas as outras espécies, mas quando fomos analisar as substâncias conhecidas por ativá-lo, a pesquisa revelou um cenário incompatível com outros dados evolutivos observados;, conta ao Correio Claudia Staubert, pesquisadora da Universidade de Leipzig, na Alemanha, e principal autora do estudo, publicado na última edição da revista Plos One.

Staubert e sua equipe descobriram que um metabólito produzido pelas bactérias do D-feniláctico, que é um ácido lático, se liga fortemente ao terceiro receptor do HCA, sinalizando ao sistema imunológico a sua presença. ;Voltando a uma publicação que mostrou que os metabólitos D-aminoácidos ativam o receptor, realizamos uma pesquisa maciça na literatura e vimos que as bactérias do ácido lático produzem esses metabólitos. Ou seja, encontramos um alvo molecular relevante para substâncias produzidas por bactérias lácticas;, diz a autora.

A partir da análise, os pesquisadores concluíram que o terceiro receptor do HCA surgiu em um ancestral comum de humanos e grandes símios, e isso permitiu às duas espécies consumir alimentos que estão começando a estragar, como frutas colhidas do solo. ;Além dos dados químicos, essa descoberta gerou uma hipótese evolutiva extremamente plausível;, ressalta Staubert.

Bernardo Martins, médico gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia (SBG), destaca que a pesquisa alemã mostra dados extremamente interessantes para a área médica, mesmo tratando de temas relacionados à evolução. ;Vemos que o consumo de alimentos com as bactérias lácteas trouxe benefícios importantes, como maior produção e absorção de energia. A possibilidade de poder consumir esses alimentos que já passaram do estágio maduro nos deu uma extrema vantagem: a maior disposição de nutrientes que, no passado, nos protegeu mais do que outros animais;, explica.

Alvo terapêutico

Segundo Claudia Staubert, os dados, além de ajudar no entendimento da dinâmica evolutiva entre as bactérias e o hospedeiro humano, abrem novas direções de pesquisa para a compreensão dos múltiplos efeitos positivos da ingestão de alimentos fermentados. ;Estamos convencidos de que esse receptor, muito provavelmente, é responsável por alguns efeitos benéficos e anti-inflamatórios das bactérias do ácido láctico em seres humanos;, diz. ;É por isso que acreditamos que ele poderia servir como um alvo potencial para o tratamento de doenças inflamatórias.;

A equipe cogita que pesquisas futuras ajudarão a ampliar o poder terapêutico das bactérias lácteas no organismo humano. ;Mais estudos poderão revelar novos detalhes importantes. Por exemplo, como o ácido D-feniláctico afeta o sistema imunológico e se esse metabólito também afeta as células de gordura, que também carregam o terceiro receptor de HCA em suas superfícies;, ilustra a cientista. ;Isso tudo torna esse terceiro receptor um alvo muito interessante para o tratamento de doenças inflamatórias e metabólicas.;

A próxima etapa da pesquisa será entender como exatamente as células imunológicas reagem ao serem ativadas pelo receptor e quais são os mecanismos moleculares subjacentes. ;Isso deve ajudar a revelar ainda mais a relevância do receptor como alvo terapêutico;, frisa Staubert.

Bernardo Martins também acredita que mais pesquisas são necessárias para chegar à aplicação clínica dos dados obtidos. O especialista ressalta ainda a importância dos estudos relacionados aos benefícios proporcionadas ao organismo humano pelas bactérias. ;Cada vez mais, temos visto a importância da relação da flora intestinal com atividades pró-inflamatórias. Entender esse mecanismo pode ajudar a gerar tratamentos para doenças inflamatórias diversas, inclusive as crônicas, como Alzheimer e Parkinson, e também a obesidade;, ressalta. ;Quem sabe será possível também criar estratégias de proteção. Por meio do equilíbrio dessas bactérias, poderíamos gerar maneiras de prevenir essas doenças;, cogita o médico gastroenterologista.

Dos dentes ao intestino

As bactérias lácteas presentes em produtos como o leite e o queijo fazem parte do grupo de micro-organismos mais úteis à saúde humana. A ingestão dessas bactérias auxilia na digestão, na função imune, na redução do colesterol, além de promover a saúde bucal e reduzir inflamações e respostas alérgicas. Muitos produtos classificados como probióticos ; que ajudam a preservar a flora intestinal diversa ; também têm essas bactérias em sua composição.

"Temos visto a importância da relação da flora intestinal com atividades pró-inflamatórias. Entender esse mecanismo pode ajudar a gerar tratamentos para doenças inflamatórias diversas, inclusive as crônicas, como Alzheimer e Parkinson;

Bernardo Martins, médico gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia (SBG)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação