Ciência e Saúde

Tratamento evita avanço da metástase em pacientes com câncer de próstata

A comparação foi feita pelo estudo clínico SPARTAN, que reuniu 1.201 pacientes com câncer de próstata

Rafaela Gonçalves*
postado em 24/05/2019 10:41
Célula do câncer de próstata
Um novo tratamento avançado já disponível no Brasil para pacientes com câncer de próstata demonstrou diminuir em 72% o risco de progressão da metástase, que acontece quando a doença se espalha para outras partes do corpo. A apalutamina, medicamento desenvolvido pela Janssen, farmacêutica da Jhonson & Jhonson, inibe o crescimento dessas células cancerígenas, bloqueando a via de sinalização dos receptores de andrógenos e impedindo esses receptores de se ligarem ao DNA da célula maligna.

O medicamento previne o aparecimento da metástase nos pacientes, representando um ganho de em média 40 meses de sobrevida livre do quarto estágio do câncer, apresentando um ganho de em média dois anos quando comparado ao placebo, medicamento geralmente utilizado, que tem média de postergação de 16,2 meses. A comparação foi feita pelo estudo clínico SPARTAN, que reuniu 1.201 pacientes com câncer de próstata não metafísico e resistente à castração.

;Essa é a primeira droga aprovada com indicação de evitar o aparecimento da metástase. Já existiam várias drogas de 2010 pra cá para a situação do paciente já metastático, mas até o ano passado nada capaz de prevenir.;, contou Telma Santos, Diretora Médica da Janssen Brasil.

Ela explica a abordagem do medicamento. ;Quando o paciente faz prostatectomia, ou radioterapia na sequência e precisa da a parte de manipulação hormonal que é o que chamamos de castração, e depois dessas fases volta a ter o aumento do PSA (Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata) ele tem alto risco de desenvolver metástase. Geralmente nesse estágio ao ir ao médico ele só ficava sendo observado, não existia nenhuma abordagem imediata. O paciente já tem câncer infelizmente e já passou por vários procedimentos, mas o objetivo é que essa metástase não apareça, para que ele possa viver mais tempo possível da melhor maneira;, disse.

Uma pesquisa realizada pelo grupo revelou o impacto da metástase em pacientes com câncer de próstata, onde cerca de 75% dos entrevistados tiveram a qualidade de vida afetada, afirmando que tiveram que deixar atividades rotineiras pelo avanço da doença. A pesquisa foi realizada com 200 homens com o diagnóstico há cerca de cinco anos, acima de 60 anos, em 13 capitais brasileiras de 27 de novembro de 2018 à 20 de fevereiro deste ano.

Fernando Maluf, oncologista clínico e diretor médico do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa considera os impactos desse estágio da doença. ;Não existe paciente com a doença na fase óssea que tenham a qualidade de vida preservada. É causa de muita dor, perda de sensibilidades por compressão nervosa e perda de movimentos por compressão de raiz nervosa, que o faz ter que deixar atividades como trabalho, lazer e atividade física. A grande maioria dos homens com doença metastática tem claramente um isolamento social, de força produtiva e de vida saudável.;, comentou.

Ele acrescenta ;Um tumor nunca aderiu tantas drogas aprovadas em uma década e pela primeira vez os estudos enfocam não só em longevidade, mas também em qualidade de vida, que para nós é fundamental. Aquele conceito de vida a qualquer custo, para quem está sofrendo em uma cama não existe. Uma vida a qualquer custo vale se o custo for no mínimo aceitável para ter qualidade de vida.;, disse.

*Estagiária sob supervisão de

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação