Ciência e Saúde

Síndrome de 'burnout' continua não sendo reconhecida como doença pela OMS

Nessa segunda-feira, a organização indicou que o 'esgotamento profissional' havia sido incluído na nova Classificação Internacional de Doenças

Agência France-Presse
postado em 28/05/2019 11:12
Síndrome de burnoutGenebra, Suíça ; A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o ;burnout; é um "fenômeno ligado ao trabalho" e não uma doença, declarou, nesta terça-feira (28/5), um porta-voz, ao apresentar novas explicações sobre o que foi anunciado na véspera pela agência especializada da ONU.

Na segunda-feira, a OMS indicou que o ;burnout;, um conceito comumente traduzido como "esgotamento profissional", havia sido incluído na nova Classificação Internacional de Doenças. A lista é baseada nas conclusões de especialistas de todo o mundo e é utilizada para estabelecer tendências e estatísticas de saúde.

Mas nesta terça-feira um porta-voz se pronunciou para fazer uma correção e explicou que o ;burnout; já estava na classificação precedente, no capítulo "Fatores que influenciam a saúde". "A inclusão neste capítulo significa precisamente que o ;burnout; não é conceitualizado como uma condição médica, mas como um fenômeno ligado ao trabalho", escreveu o porta-voz em nota enviada à imprensa.

Ele precisou que apenas a definição do ;burnout; "foi modificada à luz de pesquisas atuais". O problema foi descrito como "uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito" e que se caracteriza por três elementos: "sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida".

O registro da OMS explica que o esgotamento "se refere especificamente a fenômenos relativos ao contexto profissional e não deve ser utilizado para descrever experiências em outros âmbitos da vida". A nova classificação, chamada CIP-11, publicada ano passado, foi aprovada durante a 72; Assembleia Mundial da OMS e entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2022.

A Classificação de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação