Ciência e Saúde

Brasileiros darão nome a planeta e estrela a 109 anos-luz da Terra

Iniciativa é da União Astronômica Nacional, que promove concurso pela internet

Luiz Philippe Tassy*
postado em 17/06/2019 20:19
Representação artística do estrela HD 23079 e os planetas que a orbitamSe você pudesse dar nome a um planeta recém-descoberto, qual seria a sua escolha? Não precisa responder aqui. Pode enviar sua sugestão diretamente para a União Astronômica Internacional (IAU). A entidade científica criou um concurso para definir os nomes de exoplanetas, como são chamados os corpos que orbitam estrelas diferentes do Sol.

O Brasil foi escolhido para batizar um dos planetas que orbita a estrela atualmente conhecida como HD 23079. O nome do astro também ficará a cargo do Brasil. As sugestões podem ser enviadas pela internet, no site NomeieExoMundos, até 31 de agosto. Depois disso, a comissão organizadora fará uma escolha prévia de até 15 pares de nomes, que serão submetidos ao voto popular. A IAU, por fim, definirá os nomes, escolhendo um par entre os três mais votados.

De acordo com as regras, as sugestões devem ter relação com as culturas indígena ou afrobrasileira, ou à literatura nacional, para que o resultado final represente aspectos da cultura do país. Além de outras exigências, o nome deve ter ter entre 4 e 16 caracteres de comprimento, ser pronunciável e não ofensivo.

Culturas representadas

Helio Jaques Rocha-Pinto, coordenador da comissão que organiza o concurso no Brasil, destaca a importância da iniciativa para que a cultura dos vários países estejam representadas na astronomia. "A ideia é permitir que cada povo sinta que o céu tem algo que lhe pertence. Algum tempo atrás, os nomes dos planetas eram, em sua grande maioria, em grego, árabe e latim. Com a iniciativa, podemos celebrar e respeitar a diversidade cultural em todo o mundo."

Rocha-Pinto ressalta, ainda, a necessidade de seguir as regras do concurso na hora de sugerir um nome. "É muito importante que as regras sejam lidas para que as sugestões não sejam rejeitadas logo de primeira."

Gigantes do espaço

A estrela HD 23079 fica a 109 anos-luz de distância, na Constelação do Retículo, e pode ser observada com um binóculo ou telescópio pequeno a partir do Hemisfério Sul. É um astro quase igual ao Sol, apenas um pouco maior, e com idade próxima (cerca de 5 bilhões de anos).

Já o exoplaneta, é um enorme gigante gasoso, com uma massa maior que o dobro da massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Ele completa uma volta ao redor da estrela HD23079 a cada dois anos terrestres e foi descoberto em 2001 por conta do sutil movimento da estrela causado pela atração gravitacional do planeta.

*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação