Ciência e Saúde

Iogurte é aliado contra câncer, especialmente para homens

Pesquisa com quase 90 mil pessoas encontra forte associação entre o consumo da bebida fermentada e o risco reduzido de desenvolvimento de lesões que podem levar ao tumor colorretal. Porém, no estudo, apenas as pessoas do sexo masculino foram beneficiados

Paloma Oliveto
postado em 19/06/2019 06:00
Pesquisa com quase 90 mil pessoas encontra forte associação entre o consumo da bebida fermentada e o risco reduzido de desenvolvimento de lesões que podem levar ao tumor colorretal. Porém, no estudo, apenas as pessoas do sexo masculino foram beneficiadosTerceiro tumor maligno mais frequente entre os homens, o câncer colorretal pode ser evitado graças a um exame de imagem relativamente simples, a colonoscopia. Antes que a doença se instale, o médico consegue retirar, durante o próprio procedimento, massas anormais chamadas de pólipos ou adenomas. Algumas são pré-cancerosas, o que uma biópsia confirma ou descarta. Agora, um artigo publicado na revista Gut, do The British Medical Journal, mostrou que o consumo de duas ou mais porções semanais de iogurte reduz o risco de desenvolvimento dessas formações que precedem o desenvolvimento da enfermidade.

O estudo foi conduzido por médicos epidemiologistas e oncologistas da Universidade de Washington e do Hospital Brigham and Women;s, em Boston. Yin Cao, um dos autores da pesquisa, explica que se trata de uma pesquisa observacional: ou seja, ela investiga associações estatísticas, sem se concentrar na relação de causa e efeito. Mas esclarece que o conhecimento prévio dos benefícios de alimentos fermentados ; ricos em bactérias importantes para a boa saúde da microbiota intestinal ; ajuda a explicar os resultados, em parte.

;Vários mecanismos já foram postulados. Dois probióticos comuns usados no iogurte, o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, podem reduzir os níveis de carcinógenos, como nitroredutase, enzimas bacterianas fecais ativadas e ácidos biliares fecais solúveis;, diz Yin. ;Outra possibilidade é a de que o iogurte exerça efeitos anti-inflamatórios na mucosa do cólon e melhore a disfunção da barreira intestinal. Como pacientes do sexo masculino com adenoma apresentam aumento da permeabilidade intestinal, a bebida pode beneficiar mais os homens em comparação às mulheres;, diz, referindo-se a uma das descobertas do estudo.

Frequência

Os pesquisadores utilizaram dados de duas grandes pesquisas populacionais dos Estados Unidos: o Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde, que envolveu 32.606 homens, e o Estudo de Saúde das Enfermeiras, com 55.743 participantes do sexo feminino. No início, todos se submeteram à colonoscopia, procedimento que foi realizado nos voluntários entre 1986 e 2012. A cada quatro anos, era preciso informar os pesquisadores sobre fatores de estilo de vida e dietéticos, incluindo a frequência do consumo de iogurte.

Durante o período estudado, 5.811 homens desenvolveram adenoma, contra 8.116 mulheres. Depois de ajustar fatores como idade, tabagismo e uso de álcool, entre outros, os pesquisadores compararam o surgimento de pólipos de acordo com a ingestão da bebida láctea. Entre os homens, aqueles que consumiam uma ou mais porções por semana tiveram 19% menos risco de ter o adenoma convencional, benigno. A probabilidade de surgirem, entre esses participantes, pólipos pré-cancerosos foi 26% menor, especialmente no caso das massas retiradas do cólon. ;Porém, nenhuma associação do tipo foi verificada entre mulheres;, esclarece o coautor do estudo, Xuehong Zhang, do Hospital Brigham and Women;s.

Os pesquisadores lembram que artigos anteriores haviam sugerido que o consumo alto de iogurte pode reduzir o risco de câncer colorretal ao mudar os tipos e o volume de bactérias na microbiota. Porém, não se sabia, até agora, que a bebida láctea fermentada também está associada a um menor desenvolvimento de pólipos pré-cancerosos. ;Embora seja um estudo observacional, os pontos fortes incluem comparações prospectivas e atualizadas da ingestão de iogurte com um grande número de casos de adenomas convencionais e lesões pré-cancerosas. Pesquisas futuras em diferentes grupos raciais/étnicos são necessárias para confirmar essas informações e elucidar os mecanismos biológicos associados às diferenças sexuais que observamos;, completa Xuehong.

"Como pacientes do sexo masculino com adenoma apresentam aumento da permeabilidade intestinal, a bebida pode beneficiar mais os homens em comparação às mulheres", Yin Cao, coautor do estudo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação