Ciência e Saúde

Assista à transmissão ao vivo do eclipse solar total de 2 de julho

Site da Nasa transmite o eclipse total do Sol que pode ser visto do Chile e da Argentina nesta terça-feira. Siga ao vivo

postado em 02/07/2019 16:11
[VIDEO1](Clique no logo do YouTube para abrir o vídeo em uma nova janela)

O eclipse solar que ocorre nesta terça-feira (2/7) no Hemisfério Sul só será completo em partes do Chile e da Argentina e alguns pontos do Pacífico Sul. No Brasil, incluindo Brasília, o fenômeno só encobrirá aproximadamente 20% do Astro Rei.

Para quem não está nos locais onde o eclipse será total, a opção é acompanhar o fenômeno pela internet. Diferentes iniciativas estão transmitindo o fenômeno ao vivo, como o site da Nasa (assista a transmissão acima, a partir das 17h) e do The Weather Chanel.

O que é um eclipse solar

Um eclipse solar total é um evento astronômico raro. Para que se repita em um mesmo ponto da Terra, leva cerca de 300 anos. O professor de física do Instituto Federal de Brasília (IFB) Hara Dessano explica que o fenômeno ocorre quando a Lua e o Sol se alinham e um se sobrepõe ao outro.

Graças à localização geográfica, chilenos e argentinos poderão ver esse alinhamento resultar no encobrimento total do Sol nesta terça-feira. O dia se transformará em noite por cerca de dois minutos. ;Lá, a Lua estará passando em frente ao Sol e bloqueará a luz solar. Aqui, ainda se verá o Sol. Cerca de 22% dele estará coberto", diz Dessano.

Observação de Brasília

Na capital, o Clube de Astronomia de Brasília (Casb) estará reunido na Praça dos Três Poderes a partir das 18h até 21h30 com equipamentos adequados para a observação. O evento é aberto ao público.

Para quem quer assistir por conta própria, é preciso ter alguns cuidados, pois, não se pode olhar diretamente para o eclipse devido à radiação ultravioleta. ;É preciso proteger os olhos com óculos especiais, porque se estará olhando diretamente para a luz solar. Às vezes usar até mais de um óculos escuros;, recomenda Hara.

Fora isso, é só olhar para o céu e aproveitar. ;Como será no horário que o sol está se pondo é bom ir para um lugar descampado para ter uma visão melhor e torcer para não está nublado;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação