Ciência e Saúde

Nova droga promete acabar com a dor da enxaqueca em duas horas

Chamada rimegepant, a droga funciona sobre a CGRP, uma pequena proteína ligada à enxaqueca

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/07/2019 06:00
Chamada rimegepant, a droga funciona sobre a CGRP, uma pequena proteína ligada à enxaquecaExistem pacientes que não respondem aos medicamentos disponíveis contra a enxaqueca. As drogas têm ainda outros limitadores: a possibilidade de fortes efeitos colaterais e a proibição de prescrição para indivíduos com doença cardiovascular, já que constringem os vasos sanguíneos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina Albert Einstein e do Sistema de Saúde Montefiore, ambos nos Estados Unidos, desenvolvem um tratamento alternativo.

Em testes de segurança e eficácia com humanos, a nova substância teve resultado promissor. ;Pela primeira vez em quase três décadas, as pessoas com enxaqueca não ajudadas por medicamentos existentes podem ter uma nova opção para encontrar alívio durante os ataques;, comemoram, em comunicado, Richard B. Lipton e Edwin S. Lowe, autores do estudo, divulgado na edição de hoje do New England Journal of Medicine.

Chamada rimegepant, a droga funciona sobre a CGRP, uma pequena proteína ligada à enxaqueca. Durante as crises, o CGRP é liberado, resultando em dor. A nova substância consegue bloquear a via CGRP, aliviando os sintomas da enxaqueca. Diferentemente, os triptanos, medicamentos hoje prescritos, interrompem a cefaleia aguda estimulando os receptores de serotonina, responsáveis por reduzir a inflamação e contrair os vasos sanguíneos.

Diário

Os testes com o rimegepant foram conduzidos com mais de 1.000 homens e mulheres atendidos em 49 centros médicos americanos. Todos foram orientados a se medicar durante um ataque de enxaqueca, sendo que metade ingeriu a nova droga e o outro grupo, um placebo. Antes de tomar o comprimido e nas 48 horas depois, os participantes preencheram um diário eletrônico sobre dor e outros sintomas mais incômodos, como intolerância à luz e náusea.

A análise das informações mostrou que, duas horas depois de tomar os comprimidos, 19,6% dos pacientes que ingeriram rimegepant relataram estar livres de dor, em comparação a 12% do grupo placebo. Quanto ao desaparecimento dos outros sintomas da enxaqueca, os índices foram de 37,6% e 25,2%, respectivamente.

Os efeitos colaterais foram mínimos, com náuseas e infecções do trato urinário. ;Esses resultados confirmam que o mecanismo de ação do rimegepant efetivamente alivia a dor e os sintomas associados aos ataques agudos de enxaqueca (;) Estou satisfeito em ver seus benefícios confirmados em um ensaio clínico em grande escala;, frisa Richard B. Lipton. A droga aguarda aprovação de uso pela Food and Drug Administration, a agência de vigilância e saúde americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação