Ciência e Saúde

Pesquisadores descobrem gene que torna o câncer invisível ao tratamento

A equipe analisou os perfis de expressão gênica de cerca de 10 mil cânceres de 33 tipos de tumores

postado em 19/07/2019 06:00
Genética

Cientistas americanos identificaram um gene que esconde as células cancerígenas da imunoterapia. Em uma análise laboratorial, os investigadores observaram que o DUX4, presente nos tumores, pode impedir que o problema seja reconhecido e combatido pelo sistema imunológico. Os dados do estudo, publicado na revista Developmental Cell, podem contribuir para aprimorar terapias oncológicas.

A equipe analisou os perfis de expressão gênica de cerca de 10 mil cânceres de 33 tipos de tumores. Nas análises, descobriu que o DUX4 ; conhecido principalmente por sua ligação à distrofia fascio-escápulo-umeral, um tipo de distrofia muscular progressiva ; impede que as células imunológicas reconheçam as cancerígenas. Os cientistas explicam, no artigo, que pacientes cujos tumores expressavam o gene são menos propensos a responder à imunoterapia.

Como o DUX4 é expresso em muitos tipos de câncer, o bloqueio de sua atividade pode aumentar o sucesso dos inibidores do ponto de verificação imunológico, segundo os especialistas. ;A imunoterapia pode ser incrivelmente poderosa contra cânceres previamente intratáveis, mas ainda não é eficaz para a maioria dos pacientes. Compreender os mecanismos que impedem o sistema imunológico de identificar e atacar tumores é um primeiro passo para encontrar a cura para todos os pacientes;, frisa, em comunicado, Robert Bradley, um dos autores do estudo e pesquisador do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos.

O gene DUX4 é normalmente expresso no desenvolvimento inicial da doença, quando as células precisam evitar a detecção pelo sistema imunológico. ;Esse estudo sugere que as células cancerígenas expressam DUX4 para sabotar um programa de atividade imunológica anticâncer precoce;, ressalta Robert Bradley. Segundo os autores do estudo, não há aumento do risco de câncer em indivíduos com distrofia fascio-escápulo-umeral, o que indica que as células cancerosas devem usar o gene exclusivamente para se defender.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação