Ciência e Saúde

Esporte espacial: conheça a história do astronauta que jogou golfe na Lua

Quinto homem a pisar no único satélite natural da Terra, o norte-americano Alan Shepard desafiou a Nasa em fevereiro de 1971: levou um taco e duas bolinhas na bagagem durante a Missão Apollo 14 e brincou de golfe

Marcos Paulo Lima
Marcos Paulo Lima
postado em 20/07/2019 06:00
O astronauta criou o taco com um tubo de ferro usado para coletar amostras de poeira: três tentativas e dois acertosO esporte tem (ou teve) alguns extraterrestres, como o Rei Pelé, Lionel Messi, Michael Jordan, Michael Phelps, Roger Federer, Michael Schumacher, Muhammad Ali, Tiger Woods, mas nenhum deles conseguiu a proeza de bater embaixadinha, sacar, acelerar, dar jabs, diretos, cruzados ou tacadas a 384.400km do planeta Terra. O primeiro ;atleta; a praticar uma das 33 modalidades olímpicas na Lua chama-se Alan Shepard (1923-1998).

Há 50 anos, em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro dos 12 humanos a pisar no solo lunar. Da dúzia de privilegiados, somente Shepard, o mais velho da lista, desafiou as leis da gravidade e arriscou praticar esporte no único satélite natural da Terra. O astronauta participava da Missão Apollo 14. Era fã de golfe. ;Pelé; da modalidade, Tiger Woods nem existia. Nasceu em 1975. Provavelmente, Shepard era fã dos compatriotas Lee Trevino, Jack Nicklaus, Arnold Palmer e Orville Moody ; os caras da época. Em 5 de fevereiro de 1971, ele peitou a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e levou na bagagem da expedição um taco de golfe e duas bolinhas.

A ideia começou com uma piada do comediante norte-americano Leslie Townes Hope. Bob Hope, como era conhecido, visitou as instalações da Nasa e simulou um swing ; o movimento mais importante do golfe ; dentro de uma sala sem gravidade. Fanático pela modalidade, Alan Shepard testemunhou a invenção de moda e imaginou como seria uma tacada semelhante bem longe dali. No espaço.

Ao saber que seria mais um homem a pisar na Lua, Shepard quis ser diferente. Deu início a uma negociação com os chefes. Sugeriu a tentativa de praticar golfe e teria ouvido não como resposta. Insatisfeito, insistiu e chegou a um acordo. Ele só jogaria golfe na Lua depois de cumprir com excelência todos os objetivos científicos da Missão da Apollo 14. Diretor dos astronautas à época, Bob Gilruth se rendeu ao fã de esporte e autorizou a experiência.

Sem gasto extra


O taco escolhido era um ferro 6 da marca Wilson Staff, embora, na realidade, fosse apenas a cabeça, que era acoplada a uma ferramenta com a forma de um tubo alongado. O objeto servia para coletar amostras de poeira da superfície da Lua ; uma das missões da expedição Apollo 14. Na época, Shepard fez questão de comprar as bolinhas de golfe do próprio bolso e prestou contas à sociedade norte-americana. Ao retornar, deixou claro ao povo: ;Não houve nenhum gasto extra para o contribuinte;, brincou o astronauta.

Em 5 de fevereiro de 1971, Shepard concluiu a missão com excelência acompanhado dos colegas Stuart Roosa e Edgar Mitchell. Era hora do show time. O astronauta lembrou ao gestor Bob Gilruth o pacto celebrado na Terra. Virou-se para a câmera e afirmou: ;Houston, você pode ver o que tenho na mão? É um autêntico ferro 6 (...) Infelizmente, é tão rígido que não consigo fazer isso com as duas mãos, mas vou tentar;, avisou.

Na primeira das três tacadas, Shepard não acertou a bola. A desengonçada roupa pressurizada de astronauta o forçou a dar a tacada só com uma mão, e ele só golpeou o ar. Persistente, conseguiu nos dois lances seguintes. No primeiro, deslocou a bola por cerca de 40 metros, relatam os historiadores da Nasa. A distância percorrida pela segunda é um mistério até hoje. Segundo o próprio astronauta... ;Voou milhas e milhas;, brincou.

Ousadia


O fato é que, 50 anos depois de Neil Armstrong pisar na Lua pela primeira vez ; e dizer a célebre frase ;Esse é um pequeno passo para homem, mas um grande salto para a humanidade;, Alan Shepard segue sendo o único homem a transformar o solo lunar em um campo de golfe para a prática do tradicional esporte de elite inventado na Escócia por volta do ano 1400.

Quase vetado na Lua, o golfe também chegou a sofrer censura aqui na Terra em 1457. O rei Jaime II da Escócia e o parlamento consideravam esse esporte uma diversão que afetava os interesses do país. Se há vida além da Terra, duas bolinhas estão perdidas por lá desde aquele 6 de fevereiro de 1971. Foram deixadas na Lua pelo ousado Alan Shepard. Quem sabe o golfe é praticado por algum extraterrestre...


"Houston, você pode ver o que tenho na mão? É um autêntico ferro 6 (...) Infelizmente, o naipe é tão rígido que não consigo fazer isso com as duas mãos, mas vou tentar;
Alan Shepard, astronauta, sobre o taco e as bolinhas usadas na Missão Apollo 14
[VIDEO1]

Os escalados


Os 12 homens que pisaram em solo lunar

Astronauta Data Idade
Neil Armstron 21/7/1969 38 anos
Buzz Aldrin 21/7/1969 39 anos
Pete Conrad 19/11/1969 39 anos
Alan Bean 18/11/1969 37 anos
Alan Shepard 5/2/1971 47 anos
Edgar Mitchell 5/2/1971 40 anos
David Scoltt 31//8/1971 39 anos
James Irwin 31/8/1971 41 anos
John Young 21/4/1972 41 anos
Charles Duke 21/4/1972 36 anos
Eugene Cerman 11/12/1972 38 anos
Harrison Schmitt 11/12/1972 37 anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação