Ciência e Saúde

Mordida de gato pode causar amputação? Veja o que dizem especialistas

O Correio pediu para que três veterinárias comentassem o caso recente da atriz Daniela Escobar, que disse quase ter perdido a mão após ser mordida por um de seus gatos

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
postado em 02/08/2019 17:28
A atriz Daniela Escobar com seus gatos: problema que afetou a atriz não é causado apenas por felinos, ressaltam especialistasA atriz Daniela Escobar compartilhou nas redes sociais que quase perdeu a mão após ser mordida por seu gato de estimação e contrair uma bactéria presente na saliva do animal. A informação e as imagens do drama vivido pela atriz, compartilhadas na última terça-feira (30/7) pelo Instagram, provocaram uma série de comentários, críticas e, principalmente, dúvidas sobre o assunto. Afinal, mordida de gato pode ser mesmo tão grave?

De acordo com a veterinária especialista em felinos Clarissa Dosualdo, é preciso ter cautela diante da pergunta, para que não se aumente a lista de preconceitos a respeito dos felinos (veja Verdade e mitos abaixo). Para uma compreensão do que ocorreu com a atriz, seriam necessárias mais informações, principalmente qual o tipo de bactéria a infectou. Clarissa, no entanto, afirma que qualquer boca ; de qualquer animal, inclusive de humanos ; pode estar contaminada por bactérias patogênicas.

"Se pensarmos nas principais bactérias existentes na boca do gato, vamos perceber que elas também existem em outros bichos. As bactérias que são citadas como zoonozes transmitidas por mordeduras podem ser encontradas nas bocas dos cães também, por exemplo", afirma.

Em um trecho da publicação de Daniela Escobar, que já tem mais de 2.400 comentários no Instagram, a atriz afirma que a saliva de gatos, mesmo dos vacinados, solta uma bactéria que deixa os dedos paralisados até ficarem roxos, o que pode levar à amputação da mão inteira caso não sejam administrados os antibióticos necessários imediatamente.

Sobre essa descrição, a veterinária acrescenta que qualquer infecção não tratada corretamente pode gerar problemas graves, como necrose de tecidos ou amputação de um membro. "Não é um problema relacionado exclusivamente ao gato, muitos fatores devem ser analisados nesse caso que repercutiu", comenta.

Como os gatos têm dentes finos, pode haver, em caso de mordida, maior facilidade de inoculação de bactérias, e que isso gere infecção, edemas ou dores. "É importante salientar ainda que uma pessoa com baixa imunidade e que seja mordida, terá maiores problemas no caso de infecção. Porém, pessoas imunocompetentes também podem adquirir", explica a veterinária.

Para Clarissa, é necessário, portanto, cuidado e esclarecimentos sobre o assunto. "Por mais que a publicação da atriz tenha buscado alertar e contar o drama vivido, a informação pode gerar confusão nas pessoas, ainda mais sobre os gatos, que já sofrem tantos preconceitos. Como essa situação não é somente ocasionada por felinos, é necessário mais cuidado ao tocar no assunto", aconselha.

A veterinária Leila Sena, também especialista em medicina felina, explica que o que aconteceu com Daniela Escobar foi uma exceção. "Conviver com gatos não é perigoso. Se fosse assim vários veterinários e pessoas que trabalham com animais perderiam membros aos montes após mordidas. Convêm lembrar que gatos são carnívoros. Se tiverem vida livre e caçarem, existe um risco maior de contaminação após uma mordida. Geralmente não escovamos seus dentes e portanto, há risco de infecção ao ser mordido. Porém, dificilmente esses casos acontecem. Gatos raramente atacam, quando ocorre geralmente estão assustados ou acuados", diz.

"Na boca do gato pode sim existir bactérias que, dependendo do sistema imunológico da pessoa e dos cuidados logo após o acidente, pode evoluir para um caso grave. Mas não é culpa do gato. Isso poderia acontecer com a mordida de um outro animal ou ainda ferindo a mão com algum objeto ou em alguma planta", diz.

Leila Sena destaca, portanto, que não existe uma bactéria "perigosíssima" e exclusiva na boca do gato. "Lembrando que a evolução do quadro de infecção bacteriana dependerá da pessoa e seu sistema imunológico e ainda de seu histórico de saúde. Exemplo: uma pessoa que tomou antibiótico muitas vezes na vida sem indicação tem maior risco de ser resistente aos antibióticos presentes e não responder ao tratamento. Assim como pessoas imunossuprimidas também tem mais risco de complicação em casos de infecção bacteriana", finaliza.

Doença da arranhadura do gato

A veterinária Edilaine Sarlo Fernandes, coordenadora do curso de medicina veterinária da Universidade Católica de Brasília (UCB), explica que existe um mal conhecido como doença da arranhadura do gato (DAG), causado pela bactéria Bartonella hanselae. Entretanto, frisa a especialista, essa não é uma bactéria presente em todos os gatos e também há relatos de presença em outras espécies.

No caso dessa doença específica, a saliva do animal entra em contato com o sangue, e a bactéria infecta o ser humano, que, dependendo do seu sistema imunológico, poderá desenvolver desde uma leve inflamação local até lesões mais graves, como alterações no fígado, necrose local e sintomas neurológicos. Os sintomas aparecem geralmente entre três e 10 dias após a inoculação da bactéria. A doença, informa Edilaine, é tratável, e a pessoa deve procurar um infectologista para receber as orientações adequadas.

De maneira geral, após receber uma mordida de gato ou de qualquer outro animal, é aconselhável lavar o local da ferida com água e sabão, fazer uso de antissépticos para diminuir a inoculação de patógenos e, se for preciso, ir a um pronto-socorro, principalmente se a mordida for proveniente de um animal de rua ou do qual não se saiba a procedência.

[VIDEO1]

Repercussão

A postagem de Daniela Escobar gerou diversos comentários e causou polêmica. Muitos internautas consideraram que a forma de divulgar o episódio pode estigmatizar os gatos, aumentando maus-tratos e abandono dos bichos. Alguns veterinários também se preocuparam em comentar a postagem da atriz, esclarecendo sobre o episódio e dando dicas de como agir em caso de mordeduras de animais.

Para Edilaine Fernandes, o gato não deve ser considerado um vilão na história, apesar de a repercussão do caso favorecer que algumas pessoas enxerguem o animal dessa forma. "Um grande problema que vejo, às vezes, é o posicionamento dos tutores em relação aos seus pets, como a ;humanização; destes ou mesmo o desconhecimento do comportamento do animal. Muitas vezes, as pessoas acham que eles são mansos e querem fazer carinho neles, mas temos de lembrar que, apesar de serem tratados como filhos, são animais e possuem reações inesperadas. A defesa deles, no caso dos felinos, está na mordedura ou arranhadura. Em situações desconfortáveis ou de perigo, essa é a maneira como eles nos dizem que não estão gostando", aponta.

Verdade e mitos sobre gatos

É verdade que:
  • Os gatos podem morder. Não é raro, normalmente acontece quando se encontram em situação que entendem ser de perigo
  • Gatos são predadores, mas também são presas de outros animais. Eles foram domesticados, mas esse instinto ainda existe ; em uns mais, outros menos. Por isso, é preciso tomar cuidado com situações que possam assustar o gato e fazer com que se sintam acuados
  • Os dentes finos do gato podem agravar a situação. Por serem finos e pequenos, eles conseguem chegar até tecidos mais internos e facilitam o depósito das bactérias
  • A mordida pode levar a infecção grave e perda do membro. E isso vale para qualquer mordida de animal que leve a grave infecção. É preciso cuidado e tratamento em todos os casos

Não é verdade que:
  • Só a boca do gato tem bactérias e pode causar infecção. Nossa boca, dos cachorros e de todos os seres têm muitas bactérias
  • Os gatos sempre vão atacar desconhecidos. Isso não é verdade, mas é preciso ter cuidado ao se aproximar. Procure sempre ;ler; o gato primeiro, ver se ele te viu e aceita a aproximação. Fale com a voz calma e se aproxime sempre de frente
  • Sempre é preciso tratar com antibiótico e se vacinar. Os antibióticos serão necessários quando a bactéria causar dano para nós. Só um médico poderá saber. No caso das vacinas, serão necessárias para os humanos quando não se conhece a procedência do gato e não se sabe se ele está imunizado

O que fazer em caso de mordida de animal

  • A primeira coisa é lavar bem o local com água corrente e sabão
  • Compre um antisséptico e passe no local da mordida
  • Se o animal tem procedência desconhecida, vá até um pronto-socorro e tome as vacinas
  • Se reparar que há muita vermelhidão, dor e febre no local, procure um médico. Você pode precisar tratar com antibióticos

Fonte: Clarissa Dosualdo, médica veterinária especialista em felinos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação