Trabalhadores noturnos têm mais tendência ao excesso de peso, diz estudo

Cientistas portugueses mostram que esses processos fisiológicos podem estar relacionados à atividade do relógio circadiano do cérebro, que funciona em resposta ao ciclo da luz do dia

postado em 19/09/2019 06:00

À noite, reduzem estruturas do intestino que regem a absorção de gorduraIndivíduos que trabalham à noite ou viajam constantemente para locais com diferentes fusos horários apresentam maior tendência a ter excesso de peso e a sofrer com inflamação intestinal, mostraram pesquisas. As razões para a associação entre esses fenômenos, porém, não são compreendidas. Em um estudo publicado na última edição da revista britânica Nature, cientistas portugueses mostram que esses processos fisiológicos podem estar relacionados à atividade do relógio circadiano do cérebro, que funciona em resposta ao ciclo da luz do dia.

;A privação do sono e hábitos de sono alterados podem ter consequências dramáticas para a saúde, resultando em uma série de doenças que frequentemente têm um componente imune, como condições inflamatórias intestinais. Para entender por que isso acontece, começamos perguntando se as células do intestino são influenciadas pelo relógio circadiano;, relata, em comunicado, Henrique Veiga-Fernandes, principal autor do estudo e pesquisador do Champalimaud Centre for the Unknown.

Segundo o cientista, quase todas as células do corpo têm um mecanismo genético interno que segue o ritmo circadiano. Os genes funcionam como pequenos relógios que informam as células a hora do dia e, assim, ajudam os órgãos e outros sistemas do organismo a anteciparem o que vai acontecer ; por exemplo, se está chegando a hora de comer ou de dormir. No estudo, os cientistas analisaram, em ratos, os componentes da microbiota humana e se eles eram afetados por alterações no ciclo circadiano.

Eles descobriram que as células linfoides inatas do tipo 3 (ILC3s) são particularmente suscetíveis a perturbações. ;Essas células cumprem funções importantes no intestino: combatem infecções, controlam a integridade do epitélio intestinal e instruem a absorção lipídica;, explica Henrique Veiga-Fernandes. ;Quando interrompemos o relógio, descobrimos que o número de ILC3s no intestino foi reduzido significativamente. Isso resultou em uma inflamação grave, rompimento da barreira intestinal e aumento do acúmulo de gordura.;