Saturno se torna o planeta com mais luas em órbita; são 82 agora

A novidade foi descoberta pelo Minor Planet Center ao usar algoritmos para comparar imagens de uma década, tiradas em série, que distinguiam estrelas estacionárias, luas e galáxias ao redor de Saturno

Maria Baqui*
postado em 07/10/2019 17:18
Saturno é o planeta com mais luas do sistema solarJúpiter perdeu o posto de planeta com maior número de luas em órbita. De acordo com a União Astronômica Mundial, o número de luas que orbitam Saturno chegou a 82, superior às 79 do planeta jupteriano.

A novidade foi anunciada pelo Minor Planet Center ao usar algoritmos para comparar imagens de uma década, tiradas em série, que distinguiam estrelas estacionárias, luas e galáxias ao redor de Saturno.

Desde a criação do sistema solar, grandes quantidades de gás e poeira orbitam o Sol e, assim, se fundiram aos oito planetas conhecidos. À vista disso, astrônomos acreditam que, no caso de Saturno, asteroides e cometas próximos foram capturados pela gravidade do planeta e o circulam desde então.

Segundo Scott Sheppard, astrônomo da Carnegie Institution for Science, em entrevista ao The Guardian, a maior parte das luas externas que circundam Saturno estão em órbita retrógrada, o que significa que orbitam o planeta para trás e, por isso, podem pertencido a uma lua-mãe muito maior que se separou há bilhões de anos.

"Esse tipo de agrupamento de luas externas também é visto em torno de Júpiter, indicando colisões violentas ocorridas entre luas no sistema saturniano ou com objetos externos, como asteróides ou cometas", contou Sheppard ao jornal The Guardian.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca