Publicidade

Correio Braziliense

Estudo lista maiores empresas emissoras de dióxido de carbono do mundo

A liderança é da saudita Saudi Aramco, que, segundo o relatório, é responsável, sozinha, por quase 5% das emissões desse período. Em segundo lugar, aparece a americana Chevron


postado em 10/10/2019 12:02

Liderança é da saudita Saudi Aramco, mostra relatório(foto: David Gray )
Liderança é da saudita Saudi Aramco, mostra relatório (foto: David Gray )
O relatório internacional produzido pelo Climate Accountability Institute mostra as 20 empresas que mais emitem gases do efeito estufa em todo o mundo. De acordo com os dados, as 20 companhias, todas petrolíferas, foram responsáveis por 35% das emissões de dióxido de carbono no mundo de 1965 a 2017.

A liderança é da saudita Saudi Aramco, que, segundo o relatório, é responsável, sozinha, por quase 5% das emissões desse período. Em segundo lugar, aparece a americana Chevron.

A Petrobras aparece em 20ª colocacação no ranking de maiores emissores.

Por meio de nota, a empresa brasileira informou que tem buscado aplicar tecnologias para reduzir a intensidade de carbono emitidos, como a reinjeção do gás nos poços de petróleo no subsolo (em vez de seu lançamento na atmosfera). De acordo com a empresa, de 2009 a 2018, foi evitada a emissão de mais de 120 milhões de toneladas de dióxido de carbono e a estimativa é, até 2025, reinjetar 40 milhões de toneladas no subsolo.

“Atualmente, a Petrobras apresenta, dentre as grandes produtoras de óleo e gás natural, o segundo melhor desempenho em emissões relativas (CO2/barril) nas atividades de exploração e produção. A Petrobras assumiu o compromisso de crescimento zero das emissões operacionais no horizonte até 2025 (ano base 2015), mesmo com o aumento da produção, firmando metas de redução de intensidade de emissões de 32% na exploração e produção de petróleo e 16% no refino”, diz a nota.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade