Publicidade

Correio Braziliense

Nova espécie de crustáceo é descoberta na boca de um tubarão-baleia

Os Gammaridae têm uma dieta muito variada e são capazes de viver em ambientes extremos


postado em 28/10/2019 10:17 / atualizado em 28/10/2019 10:21

Equipe de pesquisadores japoneses descobriu uma nova espécie de Gammaridea(foto: Hiroshima University/AFP/Arquivos)
Equipe de pesquisadores japoneses descobriu uma nova espécie de Gammaridea (foto: Hiroshima University/AFP/Arquivos)
A boca do tubarão-baleia não parece ser um lugar muito aconchegante para se viver, mas, mesmo assim, foi lá que uma equipe de pesquisadores japoneses descobriu uma nova espécie de Gammaridea, subordem de pequenos crustáceos.

Os Gammaridae têm uma dieta muito variada e são capazes de viver em ambientes extremos, tanto em lagos de alta montanha quanto no fundo dos oceanos.

"Essas criaturas, que geralmente medem entre três e cinco centímetros, são incríveis porque podem viver em ambientes tão diferentes", disse Ko Tomikawa, pesquisador da Universidade de Hiroshima (oeste do Japão), nesta segunda-feira (28/10).

Ele disse que não esperava encontrá-los na boca de um tubarão-baleia.

A nova espécie foi batizada "podocerus jinbe", pelo nome japonês do tubarão-baleia (jinbe zame).


"A boca de um tubarão-baleia é provavelmente um bom habitat" para esse pequeno crustáceo, considerou, apontando que "a água fresca do mar, que precisa para respirar, entra regularmente, assim como alimentos".

"Isso dá a ele um lugar seguro, sem predadores", acrescentou o pesquisador, que foi convidado a examinar um tubarão-baleia de um aquário no arquipélago de Okinawa (sudoeste do Japão).

Quase mil desses pequenos crustáceos foram encontrados nas aberturas branquiais da boca daquele gigante do mar, que além da respiração, têm a função de filtrar a água para separar os alimentos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade