Publicidade

Correio Braziliense

Praia da Califórnia é invadida por milhares de peixes-pênis após tempestade

O animal é uma espécie de verme marinho invertebrado e não representa risco aos seres humanos


postado em 12/12/2019 18:54 / atualizado em 12/12/2019 19:28

(foto: Divulgação/ Kate Montana/ InNaturalist )
(foto: Divulgação/ Kate Montana/ InNaturalist )
Após uma forte tempestade, milhares de “peixes-pênisinvadiram a areia da Praia de Drakes, na Califórnia (EUA). O evento aconteceu no último dia 6, mas repercutiu após uma organização não governamental (ONG) postar imagens do fenômeno na internet.

Também chamado de verme-gordo-hospedeiro, o peixe-pênis (Urechis caupo) é um tipo de verme marinho invertebrado que, segundo estimativas, existe na Terra há cerca de 300 milhões de anos. 

De acordo com especialistas da ONG Bay Nature, os animais não representam nenhum risco para o ser humano e se alimentam de plântons e bactérias marinhas.

(foto: Divulgação/ David Ford/ Bay Nature)
(foto: Divulgação/ David Ford/ Bay Nature)


Mais comum na Ásia

A ocorrência dos peixes-pênis é maior em mares do Japão, da Coreia e da China, mas eventualmente aparece na costa americana, principalmente no sul da Califórnia.

De acordo com a Bay Nature, desta vez os vermes foram arrastados até a costa por causa de uma forte tempestade, causada pelo fenômeno El Niño. Vários morreram por ficar fora d’água, mas, de acordo com a entidade, a carcaça deles servirá de abrigo para outros animais, como moluscos, caranguejos e camarões.

*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade