Ciência e Saúde

Leite integral reduz chances de crianças ficarem obesas, diz estudo

Segundo a pesquisa, crianças que bebem leite integral têm 40% menos chances de estar acima do peso do que as que bebem leite com menos gordura

Correio Braziliense
postado em 01/01/2020 07:00
leites em supermercadoUma revisão sistemática e uma meta-análise conduzidas pelo Hospital de Saúde Michael de St. Michael, em Toronto, descobriram que crianças que bebem leite integral têm 40% menos chances de estar acima do peso ou obesas, em comparação as que consomem a versão com baixo teor de gordura. A pesquisa, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, analisou 28 estudos de sete países que exploraram a relação entre a ingestão da bebida e o risco de engordar.

Nenhum dos estudos, que envolveram quase 21 mil crianças e adolescentes entre 1 e 18 anos, apontou que aqueles que bebiam leite com baixo teor de gordura tinham menor risco de estar acima do peso ou obesas. Dezoito dos 28 sugeriram o contrário: o consumo da bebida integral foi associado à menor probabilidade de ter índice de massa corporal acima do saudável.

Os resultados desafiam as diretrizes internacionais que recomendam que as crianças consumam leite de vaca com baixo teor de gordura em vez do integral a partir dos 2 anos, para reduzir o risco de obesidade. “Todos os estudos que examinamos foram observacionais, o que significa que não podemos ter certeza se o leite integral causou menor risco de sobrepeso ou obesidade”, ressalta, contudo, Jonathon Maguire, principal autor da revisão e pediatra da St. Michael’s Hospital. “Um estudo controlado randomizado ajudaria a estabelecer causa e efeito, mas nenhum foi encontrado na literatura.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags