Publicidade

Correio Braziliense

Como os cães, lobos também buscam bolinhas lançadas por pessoas

O estudo foi publicado na revista iScience


postado em 18/01/2020 07:00

(foto: Sebastiao Pedra/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Sebastiao Pedra/Esp. CB/D.A Press)
Quando se trata de brincar de buscar um objeto, muitos cães agem de maneira inata. Mas, agora, pesquisadores relatam que a notável capacidade de interpretar pistas sociais comunicativas humanas que permitem que um cachorro vá atrás de uma bola e, depois, a traga de volta também existe nos lobos. O estudo foi publicado na revista iScience.

As descobertas foram feitas por acaso. Os pesquisadores estudavam 13 filhotes de lobo de três ninhadas diferentes por meio de uma bateria de testes projetada para avaliar vários comportamentos em filhotes de cães jovens. Durante essa série, três lobos de oito semanas mostraram espontaneamente interesse em uma bola e a devolveram a um perfeito estranho, mediante incentivo.

A constatação é uma surpresa, porque foi levantada a hipótese de que as habilidades cognitivas necessárias para entender as pistas dadas por um humano, como as necessárias para um jogo de busca, só surgiram em cães depois que foram domesticados, há pelo menos 15 mil anos. “Quando vi o primeiro filhote de lobo trazendo a bola, fiquei literalmente arrepiado”, diz Christina Hansen Wheat, da Universidade de Estocolmo, Suécia.

A pesquisadora está interessada em entender como a domesticação afeta o comportamento. Ela acrescenta que as semelhanças entre cães e lobos podem nos dizer algo sobre de onde vem o comportamento que vemos em nossos cachorros. E embora tenha sido uma surpresa ver um filhote de lobo brincando e se conectando com uma pessoa dessa maneira, Christina Hansen Wheat diz que isso faz sentido. “Filhotes de lobo que mostram comportamento direcionado ao homem poderiam ter uma vantagem seletiva nos estágios iniciais da domesticação de cães”, afirma.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade