Ciência e Saúde

Fundo criado por Bill Gates investe em extração mais ecológica do lítio

Metal é utilizado pela indústria automobilística para carros elétricos e em pela indústria telefônica, para os aparelhos celulares

Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 17:20

Mercado de lítio deve crescer 30 vezes nas próximas décadasO fundo Breakthrough Energy Ventures, criado pelo bilionário Bill Gates para financiar projetos vinculados à energia renovável, investiu na Lilac Solutions, empresa americana que desenvolve métodos mais sustentáveis de extração do lítio.   

 

Esse metal, cada vez mais usado na fabricação de baterias, é utilizado pela indústria automobilística para carros elétricos e em pela indústria telefônica, para os aparelhos celulares. 

 

Segundo a Lilac Solutions, o mercado de lítio terá expansão multiplicada por 30 no mundo nas próximas décadas.   

 

No entanto, o processo tradicional de extração é lento, com bombeamento e tratamento de grandes volumes de água salgada subterrânea. Além disso, é caro e pouco ecológico.  

 

Com sede em Oakland, na Califórnia, a Lilac Solutions quer desenvolver uma tecnologia que reduz a quantidade de água utilizada por uma extração mais barata, eficaz e respeitosa ao meio ambiente. A empresa trabalha em projetos nos Estados Unidos e na América do Sul.  

 

Na quinta-feira, anunciou em comunicado que havia conseguido US$ 20 milhões em investimentos.

 

Além do Breakthrough Energy Ventures, que tem entre os seus ricos investidores o bilionário Michael Bloomberg, candidato à presidência; o presidente da Amazon, Jeff Bezos; e o fundador da Virgin, Richard Branson

 

A Lilac Solutions também recebeu dinheiro da empresa de investimentos The Engine, do MIT, do fundo Lowercarbon Capital e da fundação Grantham, com o objetivo de proteger o meio ambiente

 

Criado por Bill Gates em dezembro de 2016, o fundo Breakthrough Energy Ventures tem capital estimado em US$ 1 bilhão, voltado para financiar tecnologias inovadoras capazes de produzir energia renovável, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e combater as mudanças climáticas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags