Ciência e Saúde

Nova evidência de que anticoagulante ajuda paciente a vencer o coronavírus

Evidência vem de estudo realizado nos Estados Unidos. Pesquisa brasileira já encontrou resultados semelhantes

Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 16:29
Evidência vem de estudo realizado nos Estados Unidos. Pesquisa brasileira já encontrou resultados semelhantesNovo estudo norte-americano aponta que um tratamento com anticoagulantes, remédios usados para prevenir ou desfazer coágulos e evitar problemas como a trombose, aumenta as chances de sobrevivência de pacientes com covid-19. A pesquisa, conduzida por pesquisadores da rede hospitalar Mount Sinai, foi publicada no Journal of American College of Cardiology, e corrobora o resultado de outros artigos já publicados, inclusive um brasileiro.

 

 

No estudo, foram analisados os registros de 2.773 pacientes diagnosticados com covid-19 e atendidos pelo Mount Sinai em Nova York, entre 14 de março e 11 de abril. Desses pacientes, 786 (28%) receberam uma dose alta de anticoagulantes (a mesma dada para pacientes que já têm coágulos formados ou estão com suspeita de coágulos).

 

A análise mostrou que essa estratégia aumentou a taxa de sobrevivência tanto das pessoas que estavam fora quanto dentro de uma UTI. Os ganhos foram ainda mais expressivos nos pacientes que necessitavam de ventilação para respirar. Desses, 29,1% dos tratados com anticoagulante morreram, enquanto o índice de óbitos foi de 62,7% nos que não receberam o tratamento.

 

O benefício foi demonstrado mesmo entre os pacientes que acabaram morrendo devido ao novo coronavírus. Nesse grupo, aqueles tratados com alta dose de anticoagulante resistiram por 21 dias em média, enquanto o tempo de sobrevida dos que não receberam o medicamento foi de 14 dias.

 

Saiba Mais

"Esta pesquisa demonstra que os anticoagulantes tomados por via oral, subcutânea ou intravenosa podem desempenhar um papel importante no tratamento de pacientes com covid-19, e isso pode evitar possíveis eventos mortais associados ao coronavírus, incluindo ataque cardíaco, derrame e embolia pulmonar", explica em um comunicado à imprensa Valentin Fuster, médico chefe do Mount Sinai. 

 
Resultado semelhante encontrado no Brasil

Saiba Mais

O resultado corrobora outros estudos estudos que já apontaram a formação de coágulos sanguíneos entre pacientes com covid-19. Uma pesquisa feita pelo Hospital Sírio Libanês, no Brasil, mostrou que o uso do anticoagulante heparina, indicado para reversão da trombose, ajuda a diminuir o tempo de internação e de intubação de pacientes graves. 

Segundo esse estudo, em casos graves de covid-19, o maior problema não está no pulmão, mas na coagulação da rede sanguínea. O estudo feito em São Paulo foi com 27 pacientes e foi publicado na revista British Medical Journal (BMJ)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags