Publicidade

Correio Braziliense

Agência da UE prevê vacina contra covid-19 em um ano, sendo ''otimista''

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) leva em consideração os testes atualmente em execução


postado em 14/05/2020 09:14

(foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
(foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
A existência de uma vacina contra a covid-19 dentro de um ano é uma previsão "otimista", levando-se em consideração os testes atualmente em execução - estimou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) nesta quinta-feira (14/5).

"Existe a possibilidade de que, se tudo correr como planejado, algumas (vacinas) estarão prontas para serem aprovadas daqui a um ano", disse o diretor de estratégia da EMA, Marco Cavaleri, em uma videoconferência.

"São previsões baseadas no que vemos. Mas devo enfatizar novamente que isso seria, na melhor das hipóteses. Sabemos que as vacinas em desenvolvimento podem não ser autorizadas e desaparecer", acrescentou.

"Também sabemos que pode haver atrasos", alertou. 

A EMA, com sede em Amsterdã, é "cética" em relação aos relatórios de que uma vacina pode estar pronta em setembro. Ainda assim, Cavaleri minimizou os temores da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a possibilidade de o novo coronavírus "nunca desaparecer".

"Eu acho que é um pouco prematuro falar, mas temos motivos para estarmos otimistas de que as vacinas estão chegando", reforçou.

"Eu ficaria surpreso se não conseguirmos encontrar uma vacina para a covid-19", completou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade