Ciência e Saúde

Covid-19: Remédio para hepatite mostra bons resultados em estudo clínico

Além dos sintomas da doença, o medicamento reduz a transmissão do vírus. Testes estão no décimo dia

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 12:26

Mão segurando ampolaMédicos em Stanford, na Califórnia, começaram um novo estudo clínico para tratamento de pacientes com covid-19. O foco da pesquisa é um remédio já utilizado em pessoas com hepatite, que vem apresentando bons resultados nos infectados pelo novo coronavírus

 

Além dos sintomas da doença, o medicamento, Interferon-λ, reduz a transmissão do vírus e pode ajudar a conter a pandemia enquanto uma vacina não é desenvolvida. Os pesquisadores acreditam que esse pode ser o melhor meio de diminuir a disseminação do Sars-CoV-2. 

Saiba Mais

“Eu gostaria de ter as respostas e poder dizer que esta é a pílula mágica, mas a verdade é que eu ainda não sei”, afirma Prasanna Jagannathan, um dos pesquisadores envolvidos no estudo. Contudo, os testes estão no décimo dia e apontam para resultados animadores, onde os pacientes não precisariam ser hospitalizados. 

“A próxima fase dessa nova terapia pode ajudar as pessoas em casa, o que vai nos preparar para conviver com o vírus nos próximos meses”, pondera o pesquisador. A equipe ainda busca pessoas entre 18 e 65 anos diagnosticadas recentemente com covid-19. Elas podem ou não manifestar os sintomas. Jagannathan afirma que, caso a pessoa não apresente os sintomas, o Interferon-λ ajudará a não transmitir o vírus para outras pessoas. 
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags