Ciência e Saúde

Pessoas estão fazendo menos sexo na quarentena, diz 1º estudo sobre o tema

Pesquisa foi realizada no Reino Unido e apontou que menos de 40% dos adultos entrevistados têm mantido qualquer tipo de atividade sexual durante isolamento social

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 19:43
Casal caminha protegido com máscaras: estudo feito na Inglaterra aponta redução de atividade sexual durante quarentenaComeçam a sair os estudos que investigam os hábitos sexuais durante o período de quarentena. O primeiro artigo do tipo foi publicado nesta terça-feira (26/5) na revista especializada The Journal of Sexual Medicine. E a conclusão é: as pessoas estão fazendo menos sexo durante o isolamento social implementado para conter o novo coronavírus.

A pesquisa foi feita no Reino Unido e foi liderada pelos professores Lee Smith, da Anglia Ruskin University (ARU), e  Mark Tully, da Ulster University. Foram entrevistados 868 adultos residentes na Inglaterra. Desses, apenas 39,9% disseram ter participado de qualquer forma de atividade sexual nos sete dias anteriores à entrevista.

Dos quase 40% que tinham tido algum tipo de atividade sexual, a maior parte era jovem, homem e casada. Os autores também notaram que a atividade sexual era maior entre as pessoas que consomem bebidas alcoólicas.

Saiba Mais

"Esse nível baixo de atividade sexual poderia ser explicado pelo fato de as pessoas estarem se sentindo ansiosas e estressadas. Além disso, aqueles que não são casados ou não vivem com um companheiro podem não ter condições de se encontrar com o parceiro. O mesmo está acontecendo com aqueles que costumam recorrer aos aplicativos de relacionamento", analisa Lee Smith em um comunicado à imprensa.


Impactos na saúde e na mente

Para os pesquisadores, é importante investigar como a pandemia de covid-19 está afetando a vida sexual. Isso porque estudos anteriores mostraram que uma vida sexual ativa e saudável está associada a uma melhora da saúde física, incluindo uma redução de problemas cardíacos. Uma vida sexual ativa também foi associada a benefícios mentais e cognitivos. Por isso, para os especialistas, os governos poderiam adotar mensagens aconselhando as pessoas a manterem a atividade sexual durante o isolamento social.

Muitas pesquisas já mostraram que uma atividade sexual frequente e sem preocupações é importante para o bem-estar e a saúde de maneira geral, sendo isso especialmente verdade para adultos mais velhos. Porém, adultos mais velhos têm se mostrado menos engajados no sexo durante o isolamento", afirma Smith. 

O pesquisador se mostrou surpreso com o resultado. "Quando começamos a pesquisa, esperávamos que haveria uma nível maior de atividade sexual devido ao isolamento em casa. Mas encontramos um nível bastante baixo", diz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags