Ciência e Saúde

Covid-19: OMS vai retomar testes sobre uso da hidroxicloroquina

Ensaios clínicos estavam suspensos desde a divulgação de pesquisa ligando o uso da droga a maiores taxas de morte de pacientes com covid-19. Os resultados foram questionados por cientistas. Após ''pausa para revisão'', a agência diz confiar na volta dos estudos

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 06:00
Testes em humanos lançados pela OMS envolvem 3.500 voluntários, que foram recrutados em 35 países: droga foi criada para tratar lúpusA Organização Mundial da Saúde (OMS) vai retomar os ensaios clínicos com a hidroxicloroquina para o combate à covid-19. Os testes com humanos haviam sido suspensos pela agência das Nações Unidas após a divulgação, no último dia 22,  de um estudo que mostra  que a droga não trata a doença e aumenta o risco de complicações cardíacas. O trabalho, porém, foi alvo de uma avalanche de críticas de cientistas, que questionaram, principalmente, a metodologia adotada.  Também ontem, um novo estudo americano trouxe elementos que sinalizam que, apesar da decisão da OMS, esse debate está longe do fim: uma equipe da Universidade de Minnesota concluiu que a molécula não funciona como alternativa para evitar a infecção pelo Sars-CoV-2.

A retomada dos estudos científicos com a hidroxicloroquina, que é derivada da droga antimalária cloroquina, tem como justificativa uma análise de dados relacionados a óbitos em decorrência da pandemia. “Com base nos dados de mortalidade disponíveis, o grupo executivo informará aos principais pesquisadores que eles podem retomar os ensaios na busca por um tratamento para a covid-19”,  declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-chefe da agência. No fim de abril, a OMS lançou uma série de testes clínicos, chamada Solidariedade, com o objetivo de buscar formas de enfrentamento ao novo coronavírus. Os testes com o remédio criado para o tratamento de lúpus e artrite reumatoide foram interrompidos após a divulgação da pequisa na The Lancet.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, a iniciativa foi uma “pausa temporária”, decidida devido a “preocupações levantadas sobre a segurança do remédio”. A “precaução” durou até a revisão dos dados. Agora, o Comitê de Segurança e Monitoramento de Dados do Solidariedade, com base nos números de mortalidade disponíveis, recomenda que “não há razões para modificar o protocolo do estudo”. “Estamos, agora, muito confiantes em relação ao fato de não terem sido observadas diferenças na mortalidade”,  enfatizou Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS. Nesse braço de pesquisa,  há 3.500 pacientes recrutados em 35 países.

A decisão era aguardada para meados de junho. A agência da ONU, porém, divulgou suas conclusões antes do previsto, depois que a The Lancet se distanciou do estudo, na noite de terça-feira. Em advertência formal, a revista enfatizou que continuam pendentes “dúvidas importantes” a respeito da pesquisa. “The Lancet deseja, portanto, alertar os leitores para o fato de que questões científicas sérias foram trazidas à (sua) atenção em relação a esse estudo”, informou o comunicado. O periódico científico lembrou, ainda, que “uma auditoria independente sobre a fonte e a validade dos dados foi solicitada por autores não afiliados ao Surgisphere”. O trabalho “está em andamento, com resultados esperados em breve”.

Milhares de dados

A Surgisphere é a empresa de análise de dados responsável pelas informações analisadas na pequisa polêmica. O estudo foi apresentado como o maior sobre o tema, com dados de 96 mil pacientes internados entre dezembro e abril em 671 hospitais do mundo. Os autores — incluindo pesquisadores da Harvard Medical School, do Hospital Universitário de Zurique, da Universidade de Utah e da Surgisphere Corporation — compararam voluntários que receberam a hidroxicloroquina com o grupo não tratado com a droga. O artigo mostrou que o remédio não surtiu melhoras, aumentou  riscos de problemas cardíacos, como arritmias, e até de óbito.

Após a publicação, defensores do medicamento e até cientistas céticos sobre o benefício da hidroxicloroquina contra a covid-19 expressaram dúvidas sobre os resultados. Em uma carta aberta divulgada em 28 de maio, dezenas de pesquisadores observaram que uma análise minuciosa do estudo levanta “preocupações metodológicas e sobre a integridade dos dados”.  Os críticos elaboraram uma longa lista de pontos problemáticos, como inconsistências nas doses administradas em certos países e questões éticas sobre a coleta de informações, incluindo a recusa dos autores a darem acesso a dados brutos.

Mais estudos


Além do Solidariedade, outras iniciativas interromperam as pequisas e o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina após a publicação na The Lancet. A França, por exemplo, tomou a decisão no último dia 27. Porém, outros, países como Brasil, Argélia, Marrocos, Portugal e Senegal, seguiram com pesquisas e tratamentos.

Apesar de ter decidido retomar os ensaios clínicos, a OMS alertou que ainda não existe um remédio que tenha se saído bem contra a covid-19. “Até agora, não há evidência de que qualquer medicamento reduza a mortalidade em pacientes da covid-19”, afirmou Soumya Swaminathan. A cientista-chefe reforçou, ainda, que a agência permitiu apenas a volta das pesquisas em humanos. “Isso é muito diferente de fazer uma recomendação (de uso)”, alertou, apontando que as investigações em andamento devem mostrar se ele pode ou não ser eficiente contra a doença.

Palavra de especialista

Pressa é inimiga

“As dúvidas e as críticas levantadas em relação ao estudo publicado na The Lancet são muito pertinentes. Os autores já admitiram que usaram dados referentes à Austrália de forma errada, e existem dúvidas quanto à empresa, que se descreve, em seu site, como um grupo de apenas cinco funcionários. Os dados precisam ser liberados e revisados. Essa é uma revista de alto renome, que deve ter falhado na hora de revisar o estudo por seus pares. Isso pode ter acontecido devido à pressa que tem acompanhado a maioria dessas publicações. É muito difícil checar uma quantidade gigante de informações de forma eficaz em tão pouco tempo. Isso é algo que vale para esse tema e para tantos outros estudos que surgirão devido à pandemia. Mas precisamos, também, destacar que a maioria dos estudos tem mostrado que a hidroxicloroquina não se mostra eficaz contra a covid-19. Por isso, é importante continuar os estudos, e que eles sejam feitos da forma adequada para evitar que isso se repita.”, 
Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), em São Paulo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags