Ciência e Saúde

Novo estudo diz que cloroquina não tem eficácia contra o coronavirus

Pesquisa alemã diz que o remédio não evita a propagação do vírus no pulmão

Thays Martins
postado em 22/07/2020 16:59
Pesquisa alemã diz que o remédio não evita a propagação do vírus no pulmãoUm novo estudo, publicado na revista Nature, nesta quarta-feira (22/7), mostra que a cloroquina não tem eficácia no tratamento da covid-19.

O estudo alemão, conduzido pelo German Primate Center, é mais um que vai contra a eficácia do remédio divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro como aposta no tratamento da doença.

[SAIBAMAIS]O medicamento que é usado para combater doenças como a malária tinha se mostrado eficaz contra o vírus no coronavírus em macacos, porém, o estudo mostra agora que não ele não é capaz de prevenir a infecção das células pulmonares humanas pelo novo coronavírus. Portanto, é improvável que a cloroquina impeça a propagação do vírus no pulmão e não deve ser usada no tratamento de covid-19, alerta o estudo.

"A covid-19 é causada principalmente pela infecção de células pulmonares, por esse motivo, essas células devem ter prioridade nos testes de eficácia ", afirma Stefan P;hlmann, chefe da Unidade de Biologia da Infecção da DPZ.
Defesa
O presidente Jair Bolsonaro tem defendido o uso do remédio para tratamento da covid-19. Diagnosticado com a doença, o presidente tem afirmado usar o medicamento e chegou a dizer que é a "prova viva" que a cloroquina funciona.

Hoje no Brasil, a cloroquina está autorizada a ser usada no tratamento de casos graves da doença.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação