Ciência e Saúde

"Alucinação": Elon Musk cria revolta ao dizer que ETs construíram pirâmides

O CEO da SpaceX, Elon Musk, tuitou na sexta-feira que as pirâmides do Egito foram construídas por alienígenas. Governo egípcio e arqueólogo responderam, chamando afirmação de alucinação

Correio Braziliense
postado em 03/08/2020 17:16
Pirâmide do Egito e Elon Musk"Alienígenas construíram as pirâmides, obviamente." Com essa frase, publicada no Twitter, o empresário Elon Musk, CEO da Space X e da Tesla, que tem planos de colonizar Marte, reacendeu um antigo mito e provocou reações enfáticas do governo egípcio.

 

Após o tuíte, na sexta-feira, Musk recebeu mais 87 mil retuítes e comentários, muitos deles de internautas rebatendo a afirmação. Diante da repercussão, o próprio Musk resolveu esclarecer sua posição, com uma série de outros três tuítes.

No primeiro, brincou: "Ramses II (faraó entre 1279 a.C. e 1213 a.C.) era (alienígena)". Em seguida, tornou-se mais sério. "A Grande Pirâmide do Egito foi a mais alta estrutura feita por humanos por 3.800 anos. Três mil e oitocentos anos", escreveu, acrescentando um link sobre a obra arquitetônica na Wikipedia. Depois, recomendou uma reportagem da BBC que explica como a construção foi realizada.

Tuítes de Elon Musk sobre as pirâmides do Egito

"O que você disse é uma alucinação"

Os tuítes seguintes de Elon Musk não foram suficientes para o governo egípcio e especialistas na história do país, que decidiram responder à afirmação de que alienígenas construíram as pirâmides. 

Uma das primeiras a se manifestar foi a ministra de Cooperação Internacional de Egito, Rania Al Mashat. "Eu acompanho seu trabalho com muita admiração. Eu o convido e à Sapce X para explorar os textos sobre como as pirâmides foram construídas e também para conferir as tumbas dos que construíram as pirâmides", escreveu no Twitter.



Nesta segunda-feira, o egiptólogo Zahi Hawass gravou um vídeo respondendo Musk. "O que você disse sobre as pirâmides egípcias é uma completa alucinação", afirmou o arqueólogo, que trabalha para o governo egípcio e foi responsável por encontrar as tumbas citadas pela ministra Rania e várias outras obras que estavam soterradas até recentemente. "As pirâmies foram um projeto da nação egípcia. O que você disse é errado e uma alucinação", completou.



Antiga "teoria"

A ideia de que alienígenas construíram as pirâmides egípcias ganhou força nos anos 1960, especialmente a partir da publicação do livro Eram os deuses astronautas?, um campeão de vendas durante décadas. Escrita pelo suíço Erich von Däniken, a obra partia da ideia, considerada preconceituosa por historiadores, que nenhuma civilização antiga teria conhecimento técnico suficiente para erguer estruturas tão majestosas.

Se a humanidade não era capaz de construir as pirâmides, elas seriam obras de seres alienígenas, defendia Däniken,  inteligentes a partir da análise tendenciosa de documentos históricos. Afirmações como as de Däniken foram rebatidas por historiadores como Hawass, mas acabaram ganhando o imaginário popular e permanecendo como uma explicação até hoje dada como certa por leigos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags